Eventos são organizados pelo Centro de Pesquisa de Economia do Seguro
Com objetivo de discutir os custos dos acidentes e violência no trânsito para a sociedade e também alternativas para preveni-los e mitigar as perdas em decorrência da violência no trânsito, o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro da Escola Nacional de Seguros promoverá duas mesas redondas sobre a temática nesta quarta, dia 24, em São Paulo; e na quinta, dia 25, no Rio de Janeiro.
O evento intitulado “Custos de acidentes de trânsito, efeitos macroeconômicos e sua mitigação por meio do seguro” vai reunir para o debate o diretor-presidente do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), José Aurélio Ramalho, nos dois dias.
Ramalho abordará o “Papel das Seguradoras na Mitigação dos Riscos de Acidentes”. Já Paulo Guimarães, também integrante da mesa e observador no OBSERVATÓRIO, tratará dos temas “Fontes de informações de acidentes; Fatores de risco e causas de acidentes; Estatísticas e custos; e Metodologia de decomposição dos custos.
A mesa contará ainda com a participação do economista e diretor do Instituto de Ciências Econômicas e Gestão da Universidade Santa Úrsula (ICEG/USU), Jose L. Carvalho, que enfocará “Efeitos Macroeconômicos - Custo social e perda de renda com mortes e incapacitação prematura”.
O evento, nesta quarta, em São Paulo, será no Hotel Maksoud Plaza (Alameda Campinas, 150 – Jardins), com início previsto para as 19 horas.
Já no Rio de Janeiro, na quinta, dia 25, a mesa de debates acontece a partir das 19horas, no auditório da Escola Nacional de Seguros (Rua Senador Dantas, nº 74 / 4º andar).
No Rio, Tiago Bastos será o palestrante do mesmo tema abordado por Paulo Guimarães, em São Paulo.
Os debates serão mediados pelo economista Claudio Contador, diretor do CPES.
O evento poderá ser acompanhado por profissionais do Mercado de Seguros e interessados no assunto, como atuários, entre outros.
Inscrições gratuitas - O evento tem inscrições gratuitas, mas o público interessado deve se inscrever com antecedência, já que a capacidade dos auditórios é de 100 pessoas. Como a expectativa dos organizadores é de um público de 60 pessoas, aqueles que não puderem fazer com antecedência poderão tentar inscrições antes do início do evento, nos locais de sua realização.
As inscrições podem ser feitas pelo link do evento: http://www.funenseg.org.br/eventos/evento.php?idrc=1833
Informações sobre o evento pelo e-mail pesquisa@esns.org.br ou pelo telefone (21) 3094-1090.
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
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