A convite da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, por meio do Projeto Vida no Trânsito/PR, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, passa a integrar a Comissão Estadual Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito daquele estado.
O convite se deu por conta da expertise do ONSV em levantamento e análise de dados estatísticos sobre o trânsito brasileiro, considerando as peculiaridades de cada região/município e evidenciando seus pontos críticos para maior eficiência e eficácia na adoção de ações corretivas.
A Comissão reúne as principais instituições e entidades que trabalham com banco de dados, em busca de uma forma comum não apenas de gerir os indicadores de acidentes de transportes terrestres, mas também de oferecer aos municípios uma ferramenta de trabalho já integrada, onde o ponto de partida para a busca e tabulação de seus dados seja mais rápida e eficaz. Entre as instituições, além do ONSV, destacam-se a Polícia Rodoviária Federal e a estadual, o Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O objetivo da comissão, segundo explica a Secretaria de Saúde, “é transpor a fragmentação de informações, muitas vezes atreladas à função de cada instituição, e criar um instrumento estadual de referência em acidentes de transportes terrestres”.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.