Matérias

Painel - Educação

Escrito por Portal ONSV

03 NOV 2015 - 15H55

Muitos desafios nesta área

Afinal, o que é educação no/ou para o trânsito, para quem ela está destinada, em que momento ela deve ser iniciada, intensificada ou deve ser um processo contínuo? Qual o seu peso na redução da acidentalidade nas vias e - o mais importante - qual o seu objetivo prioritário – apenas formar motoristas? Qual o modelo que convivemos e qual definitivamente precisamos? O desafio de encontrar respostas para essa série de questões está colocado no quinto e último painel do Seminário Urbanidade, que trata do tema “Educação”.

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) defende a Educação no trânsito como um processo permanente e para todos, um processo que deve acompanhar o cidadão durante toda a sua vida, afinal ninguém vive sem o trânsito, do nascer ao envelhecer, defende o diretor-presidente da entidade, José Aurelio Ramalho.

“Nosso maior desafio é colocar o trânsito na agenda social com o mesmo status e importância de temas como a ecologia, que foi inserida no nosso dia a dia nas últimas décadas e apropriada por todos. A agenda do meio ambiente ganhou a sociedade que se viu preocupada com a vida no futuro, com o planeta que deixaremos para as próximas gerações; mas por que não dar a  importância devida à proteção à vida, educando de forma adequada para o trânsito, pensando nas gerações que estão sendo perdidas hoje, questiona?”

Um outro ponto crucial, neste painel, também está vinculado ao próprio tema do Seminário: o conceito de URBANIDADE, que deve reger as relações e convivência nas vias, baseado na gentileza e na ética no trânsito. Mas como essa ética pode ser construída se o cidadão quando respeita a legislação do trânsito, não está preocupado com a proteção à vida; mas, sim, em não ser autuado, não sofrer uma penalização? Ele tem medo de uma multa e não tem medo do risco de ficar sequelado ou morrer.

O cenário atual é de sempre acreditar que a culpa das mazelas, do desrespeito, dos acidentes, e das mortes é sempre do outro, enquanto isso as mortes não param, indica o  OBSERVATÓRIO.

Ramalho afirma que a sociedade precisa mudar, de forma imediata, esse olhar enviesado para a segurança no trânsito. “Nosso inquietação é por uma mudança cultural para que a percepção de risco seja o norte do comportamento do cidadão, ele precisa ter medo de morrer e de matar; e não ter medo de ser fiscalizado”.

O painel Educação deverá abordar ainda questões como o processo de formação (o que temos no início do desenvolvimento na escola formal e na própria família), de informação (quando recebemos orientações e conhecimento mais específicos, por exemplo, como o aprendizado para dirigir) e o de Reformação (momento de reciclagem e garantia de repensar a suas posturas e comportamento no cenário em que se vive).

Enfim, o Código de Trânsito coloca que a Educação no Trânsito é um direito. Esse direito é  definido em política e diretrizes para o trânsito das escolas e universidades, mas toda a sociedade sabe que o que está no papel está bem longe da realidade. Educação no Trânsito não é para todos, não é permanente. Como mudar esse cenário e fazer a legislação ser colocada em prática é mais outra questão a ser perseguida.

Para além dos problemas, iniciativas bem-sucedidas serão lembradas nesta discussão como o trabalho de concessionárias como a Rota das Bandeiras no interior de São Paulo, com o Projeto Rota da Educação; o projeto do DETRAN PR, com as telessalas com aulas de trânsito voltadas para crianças, jovens e adolescentes; a atuação do SAMU de Pernambuco, a mobilização do Maio Amarelo em todo o país. Iniciativas existem e devem ser replicadas, mas existe um caminho longo a ser trilhado.

Esse painel de debates será coordenado pela pedagoga Roberta Mantovani, responsável pelo Núcleo de Educação no Trânsito do OBSERVATÓRIO e terá como debatedores: Júlio Perdigão, diretor-presidente da Concessionária Rota das Bandeiras; Christiane Yared, deputada federal; e  Rita de Cássia Ferreira da Cunha, coordenação geral de  Qualificação do Fator Humano no Trânsito do DENATRAN.

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.