Fiscalização deve ser vista como uma aliada para a segurança
Quase todo motorista acha que existe muita fiscalização nas vias, mas os números provam o contrário. De acordo com estudos, para cada 10 mil multas cometidas, apenas uma é registrada pela fiscalização de trânsito. Outros dados também confirmam que as equipes de fiscalização são insuficientes para monitorar o comportamento dos motoristas em todo o Brasil.
No país, três a cada quatro cidades não contam com equipes de fiscalização no trânsito. Num cenário de cerca de 5500 municípios, isso significa que menos de 1500 cidades fiscalizam seus motoristas e veículos, segundo informações do DENATRAN.
De acordo com o órgão, o ideal seria a proporção de um agente para fiscalizar entre 1 a 2 mil veículos. Mas só a título de exemplo, o cenário na maior metrópole do país, São Paulo, é de 1850 agentes de trânsito para 8 milhões de veículos. Esse dado revela que cada agente fiscalizaria 4300 carros. Imaginem nos outros municípios.
Se o olhar for para as rodovias federais, o país conta com 10400 policiais rodoviários para acompanhar uma frota de 82 milhões de veículos – isso representa um policial rodoviário para 8 mil carros. Em países como a Espanha, a fiscalização é muito mais intensa. São 3 mil carros para cada agente.
Entretanto, para além dos números, quem cumpre a legislação não gostaria da fiscalização por qual razão; já que ela também é um pilar imprescindível para a segurança?
Esses números e as questões como as colocadas acima, além de experiências modelos de fiscalização como a Operação Lei Seca, em Pernambuco, serão os temas do Painel “Fiscalização”, que abrirá os debates do Seminário Urbanidade, por uma mobilidade mais segura, nesta terça, dia 3/11, em Brasília, no Auditório do Correio Braziliense.
As experiências revelam que onde a fiscalização é eficiente, a sociedade aprova e muda de comportamento, resultando em menos multas e mais segurança para todos, defende o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária).
Esse painel de debates será coordenado pelo diretor-técnico do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, com a participação dos debatedores: Maria Alice Nascimento Souza, diretora da Polícia Rodoviária Federal; Coronel André Cavalcanti, coordenador-Executivo da Operação Lei Seca; por Silvio Médici, presidente-Executivo da ABEETRANS; e pelo coronel Marco Andrade, coordenador da Operação Lei Seca.
Observatório participa do 10º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP
No dia 10 de outubro de 2024, foi realizado o 10° Prêmio de Sustentabilidade SETCESP, em São Paulo. O evento contou com o apoio institucional do Observatório Nacional de Segurança Viária e teve a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães e do Observador Certificado Julio Ramos.
Dicas de segurança para a peregrinação rumo ao Santuário de Aparecida/SP
Todos os anos, na primeira quinzena do mês de outubro milhares de devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, se deslocam rumo ao Santuário da Santa, localizado na cidade de Aparecida/SP. Os chamados Romeiros chegam de todos os pontos do país e caminham pela Rodovia Presidente Dutra até o Santuário, em comemoração ao feriado santo, Dia de Nossa Senhora Aparecida, que acontece no dia 12 de outubro.
Observadora Certificada participa de entrevista para a TV Cabo Branco
No dia 30 de setembro, foi ao ar no JBP 1, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, uma reportagem sobre o grande número de multas por excesso de velocidade no Brasil, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira.
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