Matérias

Painel - Segurança Veicular

Escrito por Portal ONSV

03 NOV 2015 - 12H18

Segurança veicular é negligenciada por motoristas e poder público

É consenso que o brasileiro adora carros e tem a cultura do automóvel introjetada na sua história desde criança. Filhos sonham com seu primeiro veículo, são motivados desde muito cedo a cultuar a direção. Pais se orgulham da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dos jovens; mas poucos se preocupam com a segurança dos veículos.

O que se vê normalmente são motoristas preocupados com o embelezamento do automóvel, com uma série de acessórios supérfluos; e negligentes com os itens de segurança. Prova disso é que são recentes as conquistas de equipamentos de segurança como o freio ABS e o Airbag nos carros; equipamentos como o Isofix, já implantados em outros países, só entrarão como item de série no país a partir de 2018. Mas os avanços, ainda que significativos, são poucos.

Em todo o Brasil, por exemplo, só o estado do Rio de Janeiro conseguiu até hoje implantar uma política efetiva de inspeção/vistoria de toda a sua frota de veículos para verificar as condições de carros e motos. Neste estado, cerca de 27 mil veículos são analisados por semana, possibilitando a redução dos incidentes causados pela não-identificação de problemas. Em todo o estado, os veículos têm 40 itens examinados.

Mas esse bom exemplo precisa ser seguido por todos os demais estados do país. Afinal, se todos nós passamos por um check up anual, nosso carro também precisa ser verificado para que possa sair às ruas sem colocar motoristas e demais atores do trânsito em risco.

É esse cenário que o terceiro painel de debates do Seminário Urbanidade, por uma mobilidade mais segura, vai discutir, nesta, terça, dia 3/11.

O painel terá como coordenador, José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária); e contará com a participação de João Marcelo Gueiros, coordenador de Educação do DETRAN-RJ; Luiz Moan Yabiku, presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), e José Eduardo R. Gonçalves, diretor-executivo ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.