Palestra do OBSERVATÓRIO destaca cenário do trânsito no Brasil
Encontro focou acidentes envolvendo motocicletas, além de abordar os conceitos desatenção, desrespeito e desinformação
O cenário do trânsito no Brasil, com foco nos acidentes envolvendo motociclistas, as características da frota de veículos nas regiões do país, onde, em 10 estados a quantidade de motos é maior que a de outros veículos motorizados, e o comportamento de pedestres nas vias, foram temas abordados em palestra para 50 colaboradores da Evapco Brasil Equipamentos Industriais, sediada em Indaiatuba, no interior de São Paulo.
Proferida pelo representante do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Alex Cassimiro, o encontro com os colaboradores teve como objetivo orientá-los sobre segurança viária durante o período de Carnaval.
Na palestra o OBSERVATÓRIO apresentou dados estatísticos sobre os acidentes de trânsito no país, ressaltando o elevado número de mortos (cerca de 44 mil em 2014, segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde) e de feridos graves. Sem contar as cercas de 500 mil pessoas que passam, anualmente, a adquirir sequelas permanentes em decorrência de acidentes envolvendo veículos.
Os conceitos desatenção, desrespeito e desinformação foram tratados pelo palestrante, reforçando o papel que cada um tem a cumprir para a mudança do triste quadro vivido nas vias e rodovias do Brasil. No encontro com os colaboradores, foi ressaltado o compromisso que, individualmente, as pessoas têm de adotar para a construção de um trânsito mais humano e seguro. “Todos temos de saber que nossa escolha faz a diferença no trânsito’, destaca Cassimiro.
[gallery ids="8686,8687,8688,8689"]

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.