Palestra on line abordará alterações no CTB a partir de novembro
Evento ocorro hoje (31/10), às 19h. Inscrições podem ser feitas pelo site www.observar-ead.com.br
As dezenas de alterações no Código de Trânsito Brasileiro – CTB –, conforme Lei 13.281, de 4 de maio de 2016, e que se iniciarão a partir de 1º de novembro, serão abordadas em palestra à distância a ser proferida pelo tenente coronel Ordeli Savedra Gomes, com apoio do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV.
O evento ocorrerá neste dia 31 de outubro, a partir das 19h, e terá duas horas de duração. As inscrições devem ser feitas no site www.observar-ead.com.br. As vagas são limitadas e, logo após a transmissão, estarão abertas interações via chat, diretamente com o professor Ordeli.
A participação no curso custa R$ 98,00, mas os 30 primeiros inscritos terão 20% de desconto neste valor. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (41) 3345.2927.
No evento serão discutidas, entre outras, a alteração nos prazos de Suspensão do Direito de Dirigir, a fiscalização em vias de estabelecimentos privados de uso coletivo para infrações do Artigo 181, Inciso XX, alteração nos valores das multas e a autorização para que o Contran (Conselho Nacional do Trânsito) atualize os valores anualmente.
Considerando que os profissionais que atuam com este tema tão técnico - e que sofre profundas e diversas alterações - possam estar atualizados com a Legislação e também com a citação das principais Resoluções do Contran que normatizam questões importantes para o dia a dia, a palestra se propõe a trabalhar a Legislação de Trânsito, desde a origem da Lei 9.503/1997 – Código de Trânsito Brasileiro, passando pelos erros iniciais e assim, com a primeira lei que o alterou, a 9.602/1998, cuja vigência deu-se no dia 22 de janeiro de 1998, dia em que teve vigência o próprio CTB e alterou doze artigos.
Na sequência, Savedra dará ênfase especial à 30ª, a Lei 13.281, de 04 de maio de 2016, cuja vigência plena será dia 1º de novembro de 2016 e que irá alterar substancialmente o CTB, sendo a mais profunda alteração ocorrida na legislação de trânsito.
O evento tem como público alvo integrantes de órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais, como agentes da Polícia Rodoviária Federal, policiais militares, diretores e integrantes de Detran e CETRAN. Além de autoridades e seus agentes de trânsito dos municípios, presidente e membros de JARIs (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações), assim como os diretores e instrutores de centros de formação de condutores.
Integram também como público prioritário da palestra, todos os que trabalham com o tema trânsito, como os advogados, os técnicos de Segurança do Trabalho, os gestores e encarregados de frota de empresas de transporte coletivo de passageiros e de cargas.
Interessados que não estiverem presentes no dia 31, poderão interagir por meio do grupo secreto no Facebook, diretamente com o professor. Os inscritos receberão todo o conteúdo dentro da Sala de Aula Virtual do Curso; um certificado, no formato digital, para a impressão e, após a transmissão online os alunos poderão assistir novamente a palestra por um período de 30 dias.
Sobre o palestrante - o Tenente Coronel Ordeli Savedra Gomes é bacharel em Direito, especialista em Segurança Pública, pós-graduado em Gestão e Legislação de Trânsito, observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, e professor de Legislação de Trânsito.
Savedra é autor de várias obras técnicas, entre elas o livro “Trânsito de A a Z para Instrutores de CFC” e a 11ª edição do Código de Trânsito Brasileiro Comentado e Legislação Complementar, ambas pela Editora Juruá/PR.

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.