Dois artigos relacionados à segurança viária e produzidos por meio de parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentados no XXX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), tratou de diversos temas relacionados ao assunto, inclusive a segurança viária.
Um dos artigos, denominado Retrospectiva Acerca do Desempenho Brasileiro no Contexto da Década Mundial de Ações para a Segurança Viária, tem como autores Paulo Guimarães, diretor-técnico do OBSERVATÓRIO, Jorge Tiago Bastos, professor da UFPR e voluntário do ONSV, além de Márcia de Andrade Pereira Bernardinis e Bruna Marceli Claudino Buher, da UFPR.
O trabalho aborda a situação do Brasil no contexto da Década Mundial de Ações para a Segurança Viária, uma vez que o país vive período de aumento da motorização e tem o desafio de reduzir o número absoluto de mortes. No entanto, aponta o estudo, há uma aparente tendência de crescimento desse valor. Tendo em vista a nítida necessidade de refletir sobre as ações previstas, o artigo tem por objetivo realizar uma retrospectiva das principais iniciativas empreendidas a partir de 2011, assim como avaliar, ainda que de maneira subjetiva, seus impactos potenciais para a segurança viária. A análise foi conduzida de acordo com os pilares da Década: usuários mais seguros, infraestrutura, veículos mais seguros, atendimento à vitima e gestão da segurança viária.
O segundo trabalho é intitulado Estimativa de Metas de Redução do Número de Mortes no Trânsito do Brasil. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo apresentar, aplicar e discutir procedimentos para estimar a meta de redução do número de mortes no trânsito por estado brasileiro, também no contexto da Década Mundial de Ações para a Segurança Viária.
No trabalho, dois métodos são tratados: otimização (mais complexo) e comparação de indicadores (simplificado). Ambos são aplicados a partir de uma divisão do país em três aglomerados (clusters), com agrupamentos de estados com características semelhantes em relação à segurança viária, além da identificação de um estado de referência para o cálculo da meta – aquele com a melhor situação em termos de segurança viária no cluster. Tais aspectos possibilitam a proposição de uma meta mais realista.
O método da comparação de indicadores – baseado na relação entre o número de mortes e fatores de exposição da população, frota e distância percorrida – apresentou resultados razoáveis e, devido à sua simplicidade, deve ter sua aplicação recomendada. Os autores são também Paulo Guimarães, do ONSV e Jorge Tiago Bastos, da UFPR, além de Maria Clara Suguinoshita, Rodolfo Augusto da Costa e Stephanie Karina Silva Zau, do Departamento de Transportes da UFPR.
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AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
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