Dois artigos relacionados à segurança viária e produzidos por meio de parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentados no XXX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), tratou de diversos temas relacionados ao assunto, inclusive a segurança viária.
Um dos artigos, denominado Retrospectiva Acerca do Desempenho Brasileiro no Contexto da Década Mundial de Ações para a Segurança Viária, tem como autores Paulo Guimarães, diretor-técnico do OBSERVATÓRIO, Jorge Tiago Bastos, professor da UFPR e voluntário do ONSV, além de Márcia de Andrade Pereira Bernardinis e Bruna Marceli Claudino Buher, da UFPR.
O trabalho aborda a situação do Brasil no contexto da Década Mundial de Ações para a Segurança Viária, uma vez que o país vive período de aumento da motorização e tem o desafio de reduzir o número absoluto de mortes. No entanto, aponta o estudo, há uma aparente tendência de crescimento desse valor. Tendo em vista a nítida necessidade de refletir sobre as ações previstas, o artigo tem por objetivo realizar uma retrospectiva das principais iniciativas empreendidas a partir de 2011, assim como avaliar, ainda que de maneira subjetiva, seus impactos potenciais para a segurança viária. A análise foi conduzida de acordo com os pilares da Década: usuários mais seguros, infraestrutura, veículos mais seguros, atendimento à vitima e gestão da segurança viária.
O segundo trabalho é intitulado Estimativa de Metas de Redução do Número de Mortes no Trânsito do Brasil. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo apresentar, aplicar e discutir procedimentos para estimar a meta de redução do número de mortes no trânsito por estado brasileiro, também no contexto da Década Mundial de Ações para a Segurança Viária.
No trabalho, dois métodos são tratados: otimização (mais complexo) e comparação de indicadores (simplificado). Ambos são aplicados a partir de uma divisão do país em três aglomerados (clusters), com agrupamentos de estados com características semelhantes em relação à segurança viária, além da identificação de um estado de referência para o cálculo da meta – aquele com a melhor situação em termos de segurança viária no cluster. Tais aspectos possibilitam a proposição de uma meta mais realista.
O método da comparação de indicadores – baseado na relação entre o número de mortes e fatores de exposição da população, frota e distância percorrida – apresentou resultados razoáveis e, devido à sua simplicidade, deve ter sua aplicação recomendada. Os autores são também Paulo Guimarães, do ONSV e Jorge Tiago Bastos, da UFPR, além de Maria Clara Suguinoshita, Rodolfo Augusto da Costa e Stephanie Karina Silva Zau, do Departamento de Transportes da UFPR.
[gallery size="large" link="none" ids="8017,8019,8020,8021"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.