Matérias

Percepção de risco: salva-vidas do trânsito

Escrito por Portal ONSV

01 DEZ 2020 - 10H00

Todos nós gostamos de ir à praia que são protegidas pelos salva-vidas, não é mesmo? Também gostamos que as ruas e os condomínios tenham câmeras de vigilância, afinal, assim nos sentimos mais seguros. E sabemos que, tudo o que acontecer conosco num shopping ou num banco, será facilmente resolvido, devido ao monitoramento pelas câmeras de segurança.

Agora, você já parou para pensar no trabalho dos Agentes de Trânsito? Pois é, um Agente ou um Policial têm papel fundamental para que o trânsito esteja ordenado e seguro. Afinal, todas as vezes que nos deparamos com um profissional desses, imediatamente passamos a agir de forma mais respeitosa e cautelosa.

Já pensaram numa cidade onde, em cada esquina houvesse um Agente de Trânsito? Certamente o número de acidentes seria infinitamente menor, pois ninguém desrespeita as regras, na frente de um agente fiscalizador. O mesmo acontece quando você, condutor, sabe que logo à frente tem um radar de velocidade. Seu comportamento muda; a velocidade reduz, mas, logo que você passa pelo radar, o limite máximo de velocidade da via, deixa de ser respeitado novamente. Infelizmente.

Ser um Agente de Trânsito, um policial militar ou mesmo um policial rodoviário requer treinamento e estudo. O cidadão para ocupar esses cargos passa por uma capacitação rigorosa para conhecer todas as regras do trânsito e aprende também como deve agir em cada situação.

Porém, nem sempre eles têm esse reconhecimento da sociedade. Na maioria das situações onde eles precisam punir quem cometeu alguma infração, eles são tratados com desprezo e desacato.

A intenção do Programa Laço Amarelo é trazer uma reflexão sobre o papel das autoridades de trânsito, seja na rua, seja na rodovia, para que, ao invés de desprezar, você passe a agradecer a presença desses policiais por onde você passar.

Tenha a certeza de que, naquele local onde há a presença do Agente de Trânsito ou do policial, dificilmente acontecerá um sinistro de trânsito. Eles nos protegem; eles tornam a rua um espaço mais seguro para transitarmos. Respeite o Agente. Respeite o policial. Perceba o risco. Proteja a vida. Programa Laço Amarelo.

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.