O OBSERVATÓRIO garante recomendações para ampliar a “vida” do equipamento e para viagens mais seguras
Todo tempo é tempo de ficar atento às condições dos pneus e estepe do seu veículo, mas se o seu carro apresentar trepidações e instabilidade ao volante ou dificuldades para frear, os problemas podem estar relacionados aos pneus e devem ser sanados com rapidez para que você possa dirigir com segurança e evitar acidentes.
O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) retrata esse tema e apresenta dicas, em mais um vídeo, para que todos possam ser transportados com tranquilidade e sem riscos.
Quando o motorista fica atento às condições dos pneus e estepe, além de economia, ele também ganha mais conforto nos seus trajetos, lembra o OBSERVATÓRIO
Os cuidados com os pneus começam na aquisição do equipamento e para saber todas as especificações, fique atento ao Manual do Veículo, que garante as informações necessárias. O ideal é sempre manter as especificações do pneu original, que são as mais adequadas para a troca.
É sempre importante saber fazer a leitura dos pneus, lembra a entidade. E para isso, o motorista deve observar as informações que o pneu traz na sua lateral. Muita gente não sabe o que elas significam, por isso, o OBSERVATÓRIO ajuda a você a entendê-las. A título de exemplo, todo pneu traz uma numeração semelhante a essa: 195/60/R15 82V. O primeiro número indica a largura do pneu em milímetros (exemplo 195MM). O segundo indica a altura do pneu como uma porcentagem da largura, neste caso 60%(exemplo 117MM). A letra indica o tipo de construção do pneu, no caso a letra “R” indica um pneu Radial. O número que acompanha a letra é a indicação do diâmetro do aro de roda, em polegadas, neste caso seria 15”. O último número é um índice máximo de carga, neste caso o número “82” indica que é até 475 kg.
Por fim, a letra V indica o limite de velocidade que você pode alcançar com o pneu, nesse caso 240 km/h. Quando a letra que indica o índice de velocidade estiver entre parênteses, significa que o pneu pode ultrapassar a velocidade indicada (exemplo (W) mais de 270Km/h).
Tabelas com esses índices também estão disponíveis na internet, nos sites dos fabricantes de pneus.
O OBSERVATÓRIO ressalta ainda que é bom lembrar que os pneus são responsáveis pela aderência ao solo e absorção do impacto do veículo e este é um tema que sempre suscita uma série de perguntas que este vídeo ajuda os condutores a esclarecer.
Muita gente pensa, por exemplo, que deve trocar os pneus do seu carro, apenas quando eles estiverem carecas. O que é um grande erro. O momento ideal para a troca é quando o desgaste atingir o índice TWI, presente nas ranhuras do pneu cuja função é indicar que seus pneus atingiram o limite mínimo de segurança para utilização. Esse índice é de 1,44mm de profundidade nos sulcos do pneu. É possível localizá-lo pela indicação na lateral da borracha. A troca também deve ser feita em caso de rasgos ou danos irreversíveis.
Dicas para ampliar a conservação desse item:
O vídeo traz ainda alguns procedimentos que podem ajudar a ampliar a “vida” dos pneus; entre eles, é fundamental mantê-los sempre calibrados, com a pressão certa. Para saber os valores, procure na tampa de combustível os valores de calibragem, nas portas ou consulte o Manual do Veículo. Faça a calibragem dos pneus a cada 15 dias, já que pneus murchos reduzem a estabilidade e sofrem maior desgaste, aumentando o consumo de combustível. Por outro lado, pneus calibrados demais também são perigosos e desgastam o centro do pneu.
Outra forma de manter os pneus conservados por mais tempo, além de garantir maior conforto e segurança, é realizar os procedimentos de alinhamento e balanceamento regularmente.
O recomendável é que se confira o alinhamento do carro a cada 5 mil km e o balanceamento e o rodízio de rodas, a cada 10 mil km rodados.
Em algumas situações, quando os pneus são submetidos a impactos de buracos ou podem vir a ser desalinhados por outros motivos, o alinhamento e balanceamento devem ser realizados antes mesmos de se atingir a quilometragem recomendada.
O vídeo do OBSERVATÓRIO garante também muitas outras recomendações:
- alerta para inspeções visuais constantes para verificar os desgastes e validade dos pneus;
- esclarece sobre os diversos tipos de desgastes e seus motivos (falta de alinhamento, balanceamento, problemas na suspensão e folga, calibragem errada etc);
- informa sobre a importância de instalar sempre o melhor pneu no eixo traseiro;
- além de trazer dicas sobre a calibragem do estepe, entre outros.
O OBSERVATÓRIO lembra que é preciso agir com responsabilidade na direção, evitando freadas bruscas que danificam os pneus.
Outra orientação simples e importante diz respeito ao cuidado ao estacionar. Evite parar com parte do pneu encostada na guia, e não ultrapasse o limite de carga dos pneus.
Para assistir ao vídeo, acesse esse link: https://www.onsv.org.br/podcasts/pneus-e-estepe/
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
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