Matérias

PODCAST DO MOL INSTITUTO FALA SOBRE MAIO AMARELO COM O PRESIDENTE DO OBSERVATÓRIO

Escrito por Portal ONSV

22 MAR 2022 - 14H34

O episódio 59 do podcast “Aqui se Faz, Aqui se Doa!”, projeto do MOL Instituto, de hoje (22), abordou como tema as causas sociais e como suas campanhas de conscientização são desenvolvidas. Para conversar sobre o Movimento Maio Amarelo, os apresentadores Roberta Faria e Artur Louback receberam o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho.

Durante o programa, Ramalho contou como criou o Maio Amarelo, suas inspirações e objetivos. “A ideia de criar o Movimento Maio Amarelo surgiu de observarmos o sucesso dos outros movimentos sociais, como Outubro Rosa e Novembro Azul, que usam o laço para divulgar as suas ações e, nós, nos perguntamos ‘por que não ter um laço para o trânsito?’, relembrou.

“O maio, porque é o mês em que foi decretado a década de redução de acidentes pela ONU, e amarelo, porque é a cor do trânsito, da advertência. Por isso, ficou o Maio Amarelo. Ele nasce em 2014 com esse propósito, de fazer com que a sociedade discuta esse assunto que é tão preocupante e passa desapercebido”, Ramalho destaca também, “a questão do laço amarelo é que você cria um vínculo, um engajamento maior. As pessoas querem usar o laço, querem falar sobre o laço e isso, tem sido um grande diferencial. Então [alcançamos] as empresas, o poder público, virou uma ação coordenada com todos os entes da sociedade”, destacou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.

Ramalho encerra a sua participação no programa com uma dica para todos que se interessam e querem criar e se engajar em uma causa social: “a dica não é diferente de qualquer outra coisa que você me perguntasse no que tange à criação de um movimento, de um projeto ou de uma atividade. Muito trabalho, muita dedicação. É isso! Desde que o tema escolhido tenha a sensibilidade da sociedade, certamente esse movimento terá a sua repercussão, sua longevidade. Hoje o Maio Amarelo anda por si só, é independente do Observatório Nacional de Segurança Viária, nossa organização que criou esse movimento. A sociedade abraçou e ele segue agora, ano a ano”, encerrou.

Ouça agora! https://open.spotify.com/episode/2HgBwSFx3KH0ZQVGatZRSf?si=r9sUQ6YTSyOXxPYLZCIFWQ

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.