O episódio 59 do podcast “Aqui se Faz, Aqui se Doa!”, projeto do MOL Instituto, de hoje (22), abordou como tema as causas sociais e como suas campanhas de conscientização são desenvolvidas. Para conversar sobre o Movimento Maio Amarelo, os apresentadores Roberta Faria e Artur Louback receberam o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho.
Durante o programa, Ramalho contou como criou o Maio Amarelo, suas inspirações e objetivos. “A ideia de criar o Movimento Maio Amarelo surgiu de observarmos o sucesso dos outros movimentos sociais, como Outubro Rosa e Novembro Azul, que usam o laço para divulgar as suas ações e, nós, nos perguntamos ‘por que não ter um laço para o trânsito?’, relembrou.
“O maio, porque é o mês em que foi decretado a década de redução de acidentes pela ONU, e amarelo, porque é a cor do trânsito, da advertência. Por isso, ficou o Maio Amarelo. Ele nasce em 2014 com esse propósito, de fazer com que a sociedade discuta esse assunto que é tão preocupante e passa desapercebido”, Ramalho destaca também, “a questão do laço amarelo é que você cria um vínculo, um engajamento maior. As pessoas querem usar o laço, querem falar sobre o laço e isso, tem sido um grande diferencial. Então [alcançamos] as empresas, o poder público, virou uma ação coordenada com todos os entes da sociedade”, destacou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Ramalho encerra a sua participação no programa com uma dica para todos que se interessam e querem criar e se engajar em uma causa social: “a dica não é diferente de qualquer outra coisa que você me perguntasse no que tange à criação de um movimento, de um projeto ou de uma atividade. Muito trabalho, muita dedicação. É isso! Desde que o tema escolhido tenha a sensibilidade da sociedade, certamente esse movimento terá a sua repercussão, sua longevidade. Hoje o Maio Amarelo anda por si só, é independente do Observatório Nacional de Segurança Viária, nossa organização que criou esse movimento. A sociedade abraçou e ele segue agora, ano a ano”, encerrou.
Ouça agora! https://open.spotify.com/episode/2HgBwSFx3KH0ZQVGatZRSf?si=r9sUQ6YTSyOXxPYLZCIFWQ
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DA ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM BRASÍLIA/DF
Representantes do Sistema Nacional de Transporte estiveram presentes na cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito, realizada na última segunda-feira (18), no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O Observador Certificado Arthur Magalhães representou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na solenidade.
TRÂNSITO E CIDADES SEGURAS
O canal Road Safety promove uma série de lives relacionadas às temáticas de segurança no trânsito e mobilidade urbana em celebração à Semana Nacional de Trânsito, que é realizada de 18 a 25 de setembro. A live de ontem (20), “Trânsito e Cidades Seguras” teve como convidado, o head de Mobilidade Urbana, Pedro Borges.
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Foi realizada na última sexta-feira (15), a solenidade de lançamento da Semana Nacional de Trânsito em todo o estado de São Paulo, sob organização do governo estadual, por intermédio do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi representado na cerimônia pelo head de Mobilidade Segura, Pedro Borges.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.