Matérias

Por que ignoramos o risco no trânsito?

Heineken promove reflexão sobre trânsito com palestra de José Aurelio Ramalho

Escrito por Portal ONSV

04 JUN 2025 - 15H39 (Atualizada em 04 JUN 2025 - 19H41)

Nesta sexta-feira, 30 de maio, cerca de 40 colaboradores da área de TAX (Tributos e Fiscal) participaram de uma palestra online realizada via Microsoft Teams, com José Aurélio Ramalho, presidente do Conselho Deliberativo do Observatório Nacional de Segurança Viária. O encontro teve como foco a conscientização sobre a segurança no trânsito, em alusão ao movimento Maio Amarelo.

Durante a apresentação, Ramalho destacou o atual cenário do Brasil em relação à segurança viária e propôs uma importante reflexão: por que percebemos o risco em diversas situações do dia a dia — como ao utilizar objetos cortantes ou subir em escadas — mas não aplicamos essa mesma atenção ao dirigir?

A palestra enfatizou a importância da "percepção de risco", um elemento fundamental para a mudança de comportamento e a transformação da segurança viária. Um exemplo destacado é quando uma mãe demonstra alta percepção de risco ao proteger seu filho em casa, tomando todas as precauções para evitar acidentes domésticos. Contudo, essa mesma mãe coloca essa criança solta no carro, não percebendo o risco e desconhecendo que, em caso de frenagem brusca ou colisão, qualquer objeto solto – incluindo uma criança – será arremessado na velocidade do veículo, podendo causar lesões graves ou óbito.

José Ramalho continua: "Imagine um apartamento sem cerca na sacada: ninguém aceitaria o risco, né? Mas na rua, se não tem guard-rail, mesmo com perigo, a gente muitas vezes aceita e não cobra mudanças." Ensinar as pessoas a perceberem esses riscos é fundamental para que cobrem e construam um trânsito mais seguro.

No momento da palestra, também foram apresentados os principais destaques da campanha Maio Amarelo 2025, que este ano trouxe o tema "Desacelere. Seu bem maior é a vida", sob o contexto "Mobilidade Humana e Responsabilidade Humana", reforçando que o trânsito é feito por pessoas — e, por isso, precisa colocar a vida no centro das decisões.

Embora o mês de maio tenha chegado ao fim, as ações de conscientização não devem parar. A palestra destacou o papel das organizações como agentes de transformação e multiplicadoras da cultura de segurança viária, e como iniciativas assim como a do Programa Laço Amarelo, desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), atuam durante o ano inteiro, oferecendo suporte e conteúdos para a conscientização contínua, que se estende para além do mês de maio.e maio.

Você tem interesse em levar nossa palestra para a sua empresa?

Para entrar em contato, clique aqui




Evento Frota Descomplicada
Matérias

Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO

No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.

MaioAmareloSemFronteiras
Matérias

Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão

Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.

AND Tech
Matérias

Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech

O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.