Muita gente diz que dirigir é um ato de relaxante – mas é preciso cuidado com esse posicionamento, pois na hora da dirigir não podemos estar distraídos; e, sim, concentrados em tudo que fazemos e no nosso entorno. Mas há pessoas que se sentem tensas e cansadas até demais. Esses sintomas podem ser resultados de uma má postura na direção. Para essas duas situações, uma atitude é importante: buscar uma posição confortável no volante que não comprometa a segurança.
Dirigir numa posição inadequada ou relaxada demais pode trazer consequências físicas, como dores e tensão e também riscos de acidentes.
Os dispositivos dos carros atuais podem ajudar muito na hora de estar numa posição ideal no volante, com ajuste da direção, dos bancos, dos retrovisores ou espelhos, na colocação correta do cinto de segurança.
Independente do tamanho e do peso do motorista, hoje é possível encontrar nos carros uma posição bem confortável para dirigir.
Algumas orientações são básicas para isso:
- procure ao entrar no carro, fazer pequenos ajustes, antes de começar a dirigir.
- uma postura correta ajuda na visibilidade do condutor, já que ele pode ficar mais alongado.
E quando o tema é visibilidade, é necessário ressaltar que a visão é responsável por 90% das informações necessárias para uma direção segura. Muitos acidentes ocorrem porque uma moto, bicicleta, carro, caminhão se encontram na trajetória de um veículo, mas fora do alcance de visão do motorista, ou seja, no “ponto cego” do condutor.
Nos veículos de grande porte, como caminhões, ônibus, carretas e “treminhões”, as áreas de pontos cegos são ainda maiores do que as dos automóveis.
- também afivele o cinto de segurança dentro de padrões que não possa machucá-lo. O uso de dispositivos para afrouxar o cinto deve ser abolido, pois impede que você possa estar seguro em situações de acidentes.
Assim como temos e devemos buscar uma postura correta ao andar, ao sentar, durante o trabalho, também temos que fazer isso ao dirigir, pois neste caso, nosso bem-estar e a segurança estão em jogo.
Uma outra orientação importante diz respeito às viagens longas, nas quais o motorista não deve abrir mão das paradas para fazer um descanso e alongamento. Busque parar a cada 2 horas de trajeto, o seu corpo vai agradecer e a sua segurança e a de todos será ampliada.
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.