Muita gente diz que dirigir é um ato de relaxante – mas é preciso cuidado com esse posicionamento, pois na hora da dirigir não podemos estar distraídos; e, sim, concentrados em tudo que fazemos e no nosso entorno. Mas há pessoas que se sentem tensas e cansadas até demais. Esses sintomas podem ser resultados de uma má postura na direção. Para essas duas situações, uma atitude é importante: buscar uma posição confortável no volante que não comprometa a segurança.
Dirigir numa posição inadequada ou relaxada demais pode trazer consequências físicas, como dores e tensão e também riscos de acidentes.
Os dispositivos dos carros atuais podem ajudar muito na hora de estar numa posição ideal no volante, com ajuste da direção, dos bancos, dos retrovisores ou espelhos, na colocação correta do cinto de segurança.
Independente do tamanho e do peso do motorista, hoje é possível encontrar nos carros uma posição bem confortável para dirigir.
Algumas orientações são básicas para isso:
- procure ao entrar no carro, fazer pequenos ajustes, antes de começar a dirigir.
- uma postura correta ajuda na visibilidade do condutor, já que ele pode ficar mais alongado.
E quando o tema é visibilidade, é necessário ressaltar que a visão é responsável por 90% das informações necessárias para uma direção segura. Muitos acidentes ocorrem porque uma moto, bicicleta, carro, caminhão se encontram na trajetória de um veículo, mas fora do alcance de visão do motorista, ou seja, no “ponto cego” do condutor.
Nos veículos de grande porte, como caminhões, ônibus, carretas e “treminhões”, as áreas de pontos cegos são ainda maiores do que as dos automóveis.
- também afivele o cinto de segurança dentro de padrões que não possa machucá-lo. O uso de dispositivos para afrouxar o cinto deve ser abolido, pois impede que você possa estar seguro em situações de acidentes.
Assim como temos e devemos buscar uma postura correta ao andar, ao sentar, durante o trabalho, também temos que fazer isso ao dirigir, pois neste caso, nosso bem-estar e a segurança estão em jogo.
Uma outra orientação importante diz respeito às viagens longas, nas quais o motorista não deve abrir mão das paradas para fazer um descanso e alongamento. Busque parar a cada 2 horas de trajeto, o seu corpo vai agradecer e a sua segurança e a de todos será ampliada.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.