Matérias

Postura adequada ao volante garante bem-estar e segurança

Escrito por Portal ONSV

01 MAR 2016 - 14H45

"postura-correta"

Muita gente diz que dirigir é um ato de relaxante – mas é preciso cuidado com esse posicionamento, pois na hora da dirigir não podemos estar distraídos; e, sim, concentrados em tudo que fazemos e no nosso entorno. Mas há pessoas que se sentem tensas e cansadas até demais. Esses sintomas podem ser resultados de uma má postura na direção. Para essas duas situações, uma atitude é importante: buscar uma posição confortável no volante que não comprometa a segurança.

Dirigir numa posição inadequada ou relaxada demais pode trazer consequências físicas, como dores e tensão e também riscos de acidentes.

Os dispositivos dos carros atuais podem ajudar muito na hora de estar numa posição ideal no volante, com ajuste da direção, dos bancos, dos retrovisores ou espelhos, na colocação correta do cinto de segurança.

Independente do tamanho e do peso do motorista, hoje é possível encontrar nos carros uma posição bem confortável para dirigir.

Algumas orientações são básicas para isso:

- procure ao entrar no carro, fazer pequenos ajustes, antes de começar a dirigir.

- uma postura correta ajuda na visibilidade do condutor, já que ele pode ficar mais alongado.

E quando o tema é visibilidade, é necessário ressaltar que a visão é responsável por 90% das informações necessárias para uma direção segura.  Muitos acidentes ocorrem porque uma moto, bicicleta, carro, caminhão se encontram na trajetória de um veículo, mas fora do alcance de visão do motorista, ou seja, no “ponto cego” do condutor.

Nos veículos de grande porte, como caminhões, ônibus, carretas e “treminhões”, as áreas de pontos cegos são ainda maiores do que as dos automóveis.

- também afivele o cinto de segurança dentro de padrões que não possa machucá-lo. O uso de dispositivos para afrouxar o cinto deve ser abolido, pois impede que você possa estar seguro em situações de acidentes.

Assim como temos e devemos buscar uma postura correta ao andar, ao sentar, durante o trabalho, também temos que fazer isso ao dirigir, pois neste caso, nosso bem-estar e a segurança estão em jogo.

Uma outra orientação importante diz respeito às viagens longas, nas quais o motorista não deve abrir mão das paradas para fazer um descanso e alongamento. Busque parar a cada 2 horas de trajeto, o seu corpo vai agradecer e a sua segurança  e a de todos será ampliada.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.