Matérias

PREFEITURA DE ARAPIRACA/AL EM PARCERIA COM OBSERVATÓRIO LANÇA PROGRAMA EDUCA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Escrito por Portal ONSV

25 OUT 2021 - 12H05

A Prefeitura Municipal de Arapiraca, no estado de Alagoas, por meio da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) e a Semed (Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, lançou o Projeto Piloto EDUCA que atenderá crianças do Ensino Fundamental do 1°ao 9° ano. O evento aconteceu no espaço da SMTT pra Você, em setembro.

A chefe de Educação para o Trânsito e Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO, Edira Soares, coordena a equipe nacional de suporte pedagógico do projeto e em Arapiraca também atua como suporte aos educadores do projeto. Arapiraca é o terceiro município em número de alunos e educadores participantes do programa, seguido dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Está prevista a participação de mais de 12 mil alunos no programa.

Emocionado, o superintendente Josenildo Souza, destacou a satisfação em implantar esse projeto inédito para as escolas. “A educação é a base e a transformação para o futuro. Através dela, podemos ter a esperança das nossas crianças se tornarem adultos responsáveis no trânsito. Quando me apresentaram o projeto, eu não medi esforços para que ele iniciasse o mais breve possível. O piloto do programa Educa é a soma da integração e valorização da educação para o trânsito, que nós da SMTT priorizamos”, disse.

Já a secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Ivana Carla, frisou a importância de discutir educação no trânsito para as séries iniciais. “Hoje é um dia muito especial para a Educação e a SMTT. O lançamento do Educa é um passo que damos a frente, pois Arapiraca é o único município de Alagoas que implantará esse projeto piloto. É uma honra para nós sermos contemplados. Agradecemos ao Observatório, na pessoa da Edira Soares, e a todos que colaboraram”, ressaltou a secretária.

Antes do lançamento, no dia 27 de setembro, a SMTT Arapiraca, SEMED Arapiraca e o OBSERVATÓRIO realizaram um reforço na capacitação dos educadores, por meio de uma oficina ministrada pelos Observadores Certificados, Carlos Alberto Peixoto, também superintendente Adjunto da SMTT Arapiraca, e Edira Soares.

Atualmente, o piloto está sendo implantado em 13 municípios de estados brasileiros, além da Rede de Colégios Tiradentes de Minas Gerais. No estado de Alagoas, Arapiraca foi o município selecionado pelo OBSERVATÓRIO. Farão parte do programa 25 escolas, sendo 20 da rede municipal de ensino e 5 da rede estadual.

A metodologia do programa EDUCA é transversal, englobando três eixos alinhados com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de Educação, onde foram definidas as competências a serem desenvolvidas em cada ciclo escolar: Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza; Linguagens e Propostas de atividades.

Assim, não se trata de matéria inserida na grade curricular, mas sim de conteúdos de trânsito que serão inseridos de forma transversal às disciplinas que compõem a grade curricular da educação básica. A metodologia do projeto está alinhada também com o Pilar 04 do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), que trata das iniciativas de Educação para o Trânsito a serem implantadas no país.

A Gestão do EDUCA em Arapiraca será realizada de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, Superintendência Municipal de Trânsito, 5ª Gerência Regional de Educação, com o apoio do Detran de Alagoas, por meio da chefe de Educação para o Trânsito e também coordenadora nacional de suporte pedagógico do EDUCA, Edira Soares.

Foto: Samuel Alves

Leia a matéria completa: https://diarioarapiraca.com.br/post/janio-barbosa/smtt-lanca-projeto-inedito-que-levara-educacao-no-transito-em-arapiraca/27/78406

[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28449,28450,28451,28452,28453,28454,28455,28456,28457" img_size="full"]

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto