Matérias

PREFEITURA DE ARAPIRACA/AL EM PARCERIA COM OBSERVATÓRIO LANÇA PROGRAMA EDUCA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Escrito por Portal ONSV

25 OUT 2021 - 12H05

A Prefeitura Municipal de Arapiraca, no estado de Alagoas, por meio da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) e a Semed (Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, lançou o Projeto Piloto EDUCA que atenderá crianças do Ensino Fundamental do 1°ao 9° ano. O evento aconteceu no espaço da SMTT pra Você, em setembro.

A chefe de Educação para o Trânsito e Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO, Edira Soares, coordena a equipe nacional de suporte pedagógico do projeto e em Arapiraca também atua como suporte aos educadores do projeto. Arapiraca é o terceiro município em número de alunos e educadores participantes do programa, seguido dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Está prevista a participação de mais de 12 mil alunos no programa.

Emocionado, o superintendente Josenildo Souza, destacou a satisfação em implantar esse projeto inédito para as escolas. “A educação é a base e a transformação para o futuro. Através dela, podemos ter a esperança das nossas crianças se tornarem adultos responsáveis no trânsito. Quando me apresentaram o projeto, eu não medi esforços para que ele iniciasse o mais breve possível. O piloto do programa Educa é a soma da integração e valorização da educação para o trânsito, que nós da SMTT priorizamos”, disse.

Já a secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Ivana Carla, frisou a importância de discutir educação no trânsito para as séries iniciais. “Hoje é um dia muito especial para a Educação e a SMTT. O lançamento do Educa é um passo que damos a frente, pois Arapiraca é o único município de Alagoas que implantará esse projeto piloto. É uma honra para nós sermos contemplados. Agradecemos ao Observatório, na pessoa da Edira Soares, e a todos que colaboraram”, ressaltou a secretária.

Antes do lançamento, no dia 27 de setembro, a SMTT Arapiraca, SEMED Arapiraca e o OBSERVATÓRIO realizaram um reforço na capacitação dos educadores, por meio de uma oficina ministrada pelos Observadores Certificados, Carlos Alberto Peixoto, também superintendente Adjunto da SMTT Arapiraca, e Edira Soares.

Atualmente, o piloto está sendo implantado em 13 municípios de estados brasileiros, além da Rede de Colégios Tiradentes de Minas Gerais. No estado de Alagoas, Arapiraca foi o município selecionado pelo OBSERVATÓRIO. Farão parte do programa 25 escolas, sendo 20 da rede municipal de ensino e 5 da rede estadual.

A metodologia do programa EDUCA é transversal, englobando três eixos alinhados com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de Educação, onde foram definidas as competências a serem desenvolvidas em cada ciclo escolar: Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza; Linguagens e Propostas de atividades.

Assim, não se trata de matéria inserida na grade curricular, mas sim de conteúdos de trânsito que serão inseridos de forma transversal às disciplinas que compõem a grade curricular da educação básica. A metodologia do projeto está alinhada também com o Pilar 04 do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), que trata das iniciativas de Educação para o Trânsito a serem implantadas no país.

A Gestão do EDUCA em Arapiraca será realizada de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, Superintendência Municipal de Trânsito, 5ª Gerência Regional de Educação, com o apoio do Detran de Alagoas, por meio da chefe de Educação para o Trânsito e também coordenadora nacional de suporte pedagógico do EDUCA, Edira Soares.

Foto: Samuel Alves

Leia a matéria completa: https://diarioarapiraca.com.br/post/janio-barbosa/smtt-lanca-projeto-inedito-que-levara-educacao-no-transito-em-arapiraca/27/78406

[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28449,28450,28451,28452,28453,28454,28455,28456,28457" img_size="full"]

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.