A Prefeitura Municipal de Arapiraca, no estado de Alagoas, por meio da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) e a Semed (Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, lançou o Projeto Piloto EDUCA que atenderá crianças do Ensino Fundamental do 1°ao 9° ano. O evento aconteceu no espaço da SMTT pra Você, em setembro.
A chefe de Educação para o Trânsito e Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO, Edira Soares, coordena a equipe nacional de suporte pedagógico do projeto e em Arapiraca também atua como suporte aos educadores do projeto. Arapiraca é o terceiro município em número de alunos e educadores participantes do programa, seguido dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Está prevista a participação de mais de 12 mil alunos no programa.
Emocionado, o superintendente Josenildo Souza, destacou a satisfação em implantar esse projeto inédito para as escolas. “A educação é a base e a transformação para o futuro. Através dela, podemos ter a esperança das nossas crianças se tornarem adultos responsáveis no trânsito. Quando me apresentaram o projeto, eu não medi esforços para que ele iniciasse o mais breve possível. O piloto do programa Educa é a soma da integração e valorização da educação para o trânsito, que nós da SMTT priorizamos”, disse.
Já a secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Ivana Carla, frisou a importância de discutir educação no trânsito para as séries iniciais. “Hoje é um dia muito especial para a Educação e a SMTT. O lançamento do Educa é um passo que damos a frente, pois Arapiraca é o único município de Alagoas que implantará esse projeto piloto. É uma honra para nós sermos contemplados. Agradecemos ao Observatório, na pessoa da Edira Soares, e a todos que colaboraram”, ressaltou a secretária.
Antes do lançamento, no dia 27 de setembro, a SMTT Arapiraca, SEMED Arapiraca e o OBSERVATÓRIO realizaram um reforço na capacitação dos educadores, por meio de uma oficina ministrada pelos Observadores Certificados, Carlos Alberto Peixoto, também superintendente Adjunto da SMTT Arapiraca, e Edira Soares.
Atualmente, o piloto está sendo implantado em 13 municípios de estados brasileiros, além da Rede de Colégios Tiradentes de Minas Gerais. No estado de Alagoas, Arapiraca foi o município selecionado pelo OBSERVATÓRIO. Farão parte do programa 25 escolas, sendo 20 da rede municipal de ensino e 5 da rede estadual.
A metodologia do programa EDUCA é transversal, englobando três eixos alinhados com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de Educação, onde foram definidas as competências a serem desenvolvidas em cada ciclo escolar: Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza; Linguagens e Propostas de atividades.
Assim, não se trata de matéria inserida na grade curricular, mas sim de conteúdos de trânsito que serão inseridos de forma transversal às disciplinas que compõem a grade curricular da educação básica. A metodologia do projeto está alinhada também com o Pilar 04 do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), que trata das iniciativas de Educação para o Trânsito a serem implantadas no país.
A Gestão do EDUCA em Arapiraca será realizada de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, Superintendência Municipal de Trânsito, 5ª Gerência Regional de Educação, com o apoio do Detran de Alagoas, por meio da chefe de Educação para o Trânsito e também coordenadora nacional de suporte pedagógico do EDUCA, Edira Soares.
Foto: Samuel Alves
Leia a matéria completa: https://diarioarapiraca.com.br/post/janio-barbosa/smtt-lanca-projeto-inedito-que-levara-educacao-no-transito-em-arapiraca/27/78406
[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28449,28450,28451,28452,28453,28454,28455,28456,28457" img_size="full"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.