PREFEITURA DE ITABIRITO/MG PROMOVE LANÇAMENTO DO PROGRAMA EDUCA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL
Participação de Itabirito no Programa Educa visa democratizar conhecimentos sobre mobilidade e segurança no trânsito entre os estudantes
Foi realizada na tarde de quinta-feira (22), em Itabirito, município em Minas Gerais, a cerimônia de lançamento do Programa Educa - projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária - que visa levar a Educação para o Trânsito para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de maneira transversal.
O evento promovido durante a Semana Nacional de Trânsito, contou com a participação do Prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, da Secretária Municipal de Educação, Iracema Mapa, do secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro, do Observador Certificado Alexander Magalhães, representando o OBSERVATÓRIO, do diretor de Trânsito da SETRAN (Secretaria de Segurança e Trânsito) e Observador Certificado, Christian Mendes, de professores da rede municipal de ensino e de alunos da Escola Municipal Laura Queiroz.
A participação de Itabirito no Programa Educa visa democratizar conhecimentos sobre mobilidade e segurança no trânsito entre os alunos das escolas municipais. Os professores da rede pública que irão ministrar as aulas receberão a capacitação e o material didático do OBSERVATÓRIO.
Ressaltando a importância do Programa Educa, o Prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, pontuou “estamos trabalhando muito em favor da segurança das pessoas aqui no município e o trânsito está inserido nesse contexto. Por isso, para cultivarmos comportamentos mais positivos por parte das pessoas no ato de transitar é fundamental a educação, a qual deve começar bem cedo, no ensino às crianças nas escolas, passando pelos adultos que transitam pelas ruas da cidade. ”
Durante a cerimônia, o Observador Certificado Alexander Magalhães, fez uma breve explanação acerca do programa e a sua importância para a sociedade, quando afirmou que “a educação para o trânsito é fundamental para a edificação de uma cultura de segurança viária e que precisa ser trabalhada permanentemente, envolvendo a escola, a família, empresas, instituições, o poder público, enfim, toda a sociedade, irmanados com o propósito de consolidarmos um ir e vir mais seguro.”
Reconhecendo a relevância do programa, a secretária Municipal de Educação, Iracema Mapa, assinalou que “o Educa vem para agregar na educação de Itabirito com uma temática muito importante, que é o trânsito. Vamos trabalhar com alunos do ensino fundamental o conteúdo preparado para cada faixa etária e aprimorar o conhecimento dos nossos estudantes. A educação para o trânsito começa também nas escolas”.
Pontuando as iniciativas adotadas pelo município, direcionadas para a melhoria da segurança viária, Alexander Magalhães destacou que “recentemente, a cidade aderiu ao programa Município Laço Amarelo e logo em seguida fez a adesão ao Programa Educa, o que denota haver uma gestão pública comprometida com a qualidade de vida das pessoas, em termos de mobilidade e segurança nos espaços públicos. Portanto, parabenizo o município de Itabirito pelas ações em prol da segurança viária que aqui se verificam”, finalizou o Observador Certificado.
Dez escolas municipais integrarão o projeto, que prevê a disponibilização de 2,7 mil livros didáticos com linguagem direcionada aos alunos do ensino fundamental. A iniciativa visa formar cidadãos responsáveis no trânsito. Focado na mobilidade urbana, o Programa Educa trata o tema “Educação para o Trânsito”, considerando-o como um assunto contemporâneo e transversal, cuja abordagem crítica se correlaciona com outros temas transversais, tais como Ética e Cidadania, Saúde, Meio Ambiente, aplicado nas diversas áreas do conhecimento.
Conheça e leve o Programa Educa para o seu município: https://www.onsv.org.br/programa-educa/
[vc_gallery interval="3" images="30707,30708,30709,30710,30711" img_size="full"]

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.