Matérias

PREFEITURA DE ITABIRITO/MG PROMOVE LANÇAMENTO DO PROGRAMA EDUCA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

Escrito por Portal ONSV

30 SET 2022 - 14H00

Participação de Itabirito no Programa Educa visa democratizar conhecimentos sobre mobilidade e segurança no trânsito entre os estudantes

Foi realizada na tarde de quinta-feira (22), em Itabirito, município em Minas Gerais, a cerimônia de lançamento do Programa Educa - projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária - que visa levar a Educação para o Trânsito para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de maneira transversal.

O evento promovido durante a Semana Nacional de Trânsito, contou com a participação do Prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, da Secretária Municipal de Educação, Iracema Mapa, do secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro, do Observador Certificado Alexander Magalhães, representando o OBSERVATÓRIO, do diretor de Trânsito da SETRAN (Secretaria de Segurança e Trânsito) e Observador Certificado, Christian Mendes, de professores da rede municipal de ensino e de alunos da Escola Municipal Laura Queiroz.

A participação de Itabirito no Programa Educa visa democratizar conhecimentos sobre mobilidade e segurança no trânsito entre os alunos das escolas municipais. Os professores da rede pública que irão ministrar as aulas receberão a capacitação e o material didático do OBSERVATÓRIO.

Ressaltando a importância do Programa Educa, o Prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, pontuou “estamos trabalhando muito em favor da segurança das pessoas aqui no município e o trânsito está inserido nesse contexto. Por isso, para cultivarmos comportamentos mais positivos por parte das pessoas no ato de transitar é fundamental a educação, a qual deve começar bem cedo, no ensino às crianças nas escolas, passando pelos adultos que transitam pelas ruas da cidade. ”

Durante a cerimônia, o Observador Certificado Alexander Magalhães, fez uma breve explanação acerca do programa e a sua importância para a sociedade, quando afirmou que “a educação para o trânsito é fundamental para a edificação de uma cultura de segurança viária e que precisa ser trabalhada permanentemente, envolvendo a escola, a família, empresas, instituições, o poder público, enfim, toda a sociedade, irmanados com o propósito de consolidarmos um ir e vir mais seguro.”

Reconhecendo a relevância do programa, a secretária Municipal de Educação, Iracema Mapa, assinalou que “o Educa vem para agregar na educação de Itabirito com uma temática muito importante, que é o trânsito. Vamos trabalhar com alunos do ensino fundamental o conteúdo preparado para cada faixa etária e aprimorar o conhecimento dos nossos estudantes. A educação para o trânsito começa também nas escolas”.

Pontuando as iniciativas adotadas pelo município, direcionadas para a melhoria da segurança viária, Alexander Magalhães destacou que “recentemente, a cidade aderiu ao programa Município Laço Amarelo e logo em seguida fez a adesão ao Programa Educa, o que denota haver uma gestão pública comprometida com a qualidade de vida das pessoas, em termos de mobilidade e segurança nos espaços públicos. Portanto, parabenizo o município de Itabirito pelas ações em prol da segurança viária que aqui se verificam”, finalizou o Observador Certificado.

Dez escolas municipais integrarão o projeto, que prevê a disponibilização de 2,7 mil livros didáticos com linguagem direcionada aos alunos do ensino fundamental. A iniciativa visa formar cidadãos responsáveis no trânsito. Focado na mobilidade urbana, o Programa Educa trata o tema “Educação para o Trânsito”, considerando-o como um assunto contemporâneo e transversal, cuja abordagem crítica se correlaciona com outros temas transversais, tais como Ética e Cidadania, Saúde, Meio Ambiente, aplicado nas diversas áreas do conhecimento.

Conheça e leve o Programa Educa para o seu município: https://www.onsv.org.br/programa-educa/

[vc_gallery interval="3" images="30707,30708,30709,30710,30711" img_size="full"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.