Matérias

PRÊMIO SENATRAN 2023 AGRACIA ESCOLA DE RIBEIRÃO PRETO/SP, PARTICIPANTE DO PROGRAMA EDUCA

Escrito por Portal ONSV

18 DEZ 2023 - 11H03

O Ministério dos Transportes, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), realizou na última quarta-feira (13), em Brasília, a cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do Prêmio Senatran 2023. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária prestigiou a premiação da Emef Doutor Waldemar Roberto, de Ribeirão Preto/SP, que implantou o Programa Educa e foi premiada na categoria X, destinada a escolas municipais com trabalhos educativos de trânsito.

“Estamos muito felizes com a parceria entre o Observatório e a cidade de Ribeirão Preto que, entre outras iniciativas de capacitação e mobilização social, ajudou o Programa Observatório Educa a conquistar o tricampeonato no Prêmio Senatran de Educação para o Trânsito”, destacou o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.

Nesta 22ª edição, foram contemplados 18 vencedores em 13 categorias distintas. Os destaques do prêmio Senatran 2023 vão desde iniciativas relevantes para o cumprimento do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) até soluções e projetos inovadores relacionados à infraestrutura viária.

A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, foi agraciada com o troféu na categoria X, destinada às escolas municipais com trabalhos educativos de trânsito. Essa premiação ao município foi possível devido ao projeto referência de educação para o trânsito desenvolvido pela RP Mobi, empresa da prefeitura, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Doutor Waldemar Roberto, com a implantação do Programa Educa, promovido em sinergia com o OBSERVATÓRIO.

Na entrega dos troféus, Ribeirão Preto esteve representada pelo superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, e pelo coordenador pedagógico da escola da rede municipal de ensino, Julio Cesar Pironi.

Para o Diretor de Trânsito da RP Mobi, Delcides Araújo, o apoio oferecido pelo OBSERVATÓRIO com o programa Educa, para ações de Educação para o Trânsito “nesta instituição foi fundamental para multiplicação das boas práticas para a garantia de um trânsito com menos sinistros, preservando vidas.”

Na opinião do diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, a inserção do município ao programa Laço Amarelo – um projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO - também tem contribuído no trabalho para alcançar o objetivo de instalar a cultura da segurança viária no município. “Resultados positivos como essa premiação à Emef Doutor Waldemar Roberto nos motiva ainda mais a lutar por ações em prol de um trânsito cada vez mais seguro. O envolvimento de toda a população nesta causa deve ser contínuo, principalmente para salvar vidas”, finalizou.

Entre os premiados da edição 2023, estão também projetos tecnológicos, como o simulador de direção veicular para pessoas com deficiência e o sensor tridimensional de quinta roda para monitoramento veicular em caminhões articulados; programas inovadores como o Áreas Calmas, que busca reduzir o número de mortes em sinistros de trânsito pela oferta de infraestrutura que priorize os deslocamentos a pé; e até mesmo trabalhos de conclusão de cursos, como o que defende o uso de uma estratégia de urbanismo tático para recuperar a escala humana no ambiente urbano.


Observatorio_uber_detran_rn_promovem_blitz_educativa_em_natal
Matérias

OBSERVATÓRIO, Uber e Detran-RN promovem blitz educativa em Natal/RN

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a Uber, o Detran-RN (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Norte, a STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Natal, o CPRE (Comando de Polícia Rodoviária Estadual), o BPTRAN - Batalhão de Polícia de Trânsito do Rio Grande do Norte, a Honda e a equipe de teatro realizaram uma blitz educativa na última quinta-feira (29), na Avenida Engenheiro Roberto Freira, zona Sul de Natal, no Rio Grande do Norte.

Artigo_OC_Mercia_Gomes_analise_de_acidentes_com_inteligencia_artificial
Artigos

Análise de Acidentes com Inteligência Artificial: Aprimorando a Segurança da Frota

A inteligência artificial vem transformando muitos setores, e não poderia ser diferente na gestão de frotas. Pesquisas indicam que a IA pode gerar um crescimento econômico de até R$ US$ 13 trilhões até 2023 (fonte: Conversion)

Recife_pe_sem_radares
Observadores Certificados

Recife/PE sem radares: pendências no processo licitatório prejudicam fiscalização de velocidade

O programa da Rádio Jornal Recife da última segunda-feira (26), destacou as mais de 100 avenidas e ruas da cidade de Recife, no Pernambuco, totalmente desprovidas de fiscalização de velocidade e mais de 60 equipamentos desligados devido a pendências no processo licitatório. O mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito, especialista em Fiscalização e Segurança e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à rádio como fica a situação de pedestres e ciclistas em casos como esse.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.