O Ministério dos Transportes, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), realizou na última quarta-feira (13), em Brasília, a cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do Prêmio Senatran 2023. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária prestigiou a premiação da Emef Doutor Waldemar Roberto, de Ribeirão Preto/SP, que implantou o Programa Educa e foi premiada na categoria X, destinada a escolas municipais com trabalhos educativos de trânsito.
“Estamos muito felizes com a parceria entre o Observatório e a cidade de Ribeirão Preto que, entre outras iniciativas de capacitação e mobilização social, ajudou o Programa Observatório Educa a conquistar o tricampeonato no Prêmio Senatran de Educação para o Trânsito”, destacou o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Nesta 22ª edição, foram contemplados 18 vencedores em 13 categorias distintas. Os destaques do prêmio Senatran 2023 vão desde iniciativas relevantes para o cumprimento do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) até soluções e projetos inovadores relacionados à infraestrutura viária.
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, foi agraciada com o troféu na categoria X, destinada às escolas municipais com trabalhos educativos de trânsito. Essa premiação ao município foi possível devido ao projeto referência de educação para o trânsito desenvolvido pela RP Mobi, empresa da prefeitura, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Doutor Waldemar Roberto, com a implantação do Programa Educa, promovido em sinergia com o OBSERVATÓRIO.
Na entrega dos troféus, Ribeirão Preto esteve representada pelo superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, e pelo coordenador pedagógico da escola da rede municipal de ensino, Julio Cesar Pironi.
Para o Diretor de Trânsito da RP Mobi, Delcides Araújo, o apoio oferecido pelo OBSERVATÓRIO com o programa Educa, para ações de Educação para o Trânsito “nesta instituição foi fundamental para multiplicação das boas práticas para a garantia de um trânsito com menos sinistros, preservando vidas.”
Na opinião do diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, a inserção do município ao programa Laço Amarelo – um projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO - também tem contribuído no trabalho para alcançar o objetivo de instalar a cultura da segurança viária no município. “Resultados positivos como essa premiação à Emef Doutor Waldemar Roberto nos motiva ainda mais a lutar por ações em prol de um trânsito cada vez mais seguro. O envolvimento de toda a população nesta causa deve ser contínuo, principalmente para salvar vidas”, finalizou.
Entre os premiados da edição 2023, estão também projetos tecnológicos, como o simulador de direção veicular para pessoas com deficiência e o sensor tridimensional de quinta roda para monitoramento veicular em caminhões articulados; programas inovadores como o Áreas Calmas, que busca reduzir o número de mortes em sinistros de trânsito pela oferta de infraestrutura que priorize os deslocamentos a pé; e até mesmo trabalhos de conclusão de cursos, como o que defende o uso de uma estratégia de urbanismo tático para recuperar a escala humana no ambiente urbano.
1/5
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.