Com tema exclusivo sobre a segurança viária, o programa apresentou dados sobre o trânsito contando com a participação do coordenador de relacionamentos do ONSV de Marcius D’Avila
O programa Ação Nacional, da Rede Século 21, no sábado (15), recebeu o coordenador de relacionamentos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Marcius D’Avila, que apresentou ao âncora do programa, Carlos Eduardo, o Movimento Maio Amarelo e as ações de prevenção e redução de sequelas e mortes no trânsito brasileiro.
No decorrer do programa, Marcius falou sobre os altos índices de sinistros de trânsito e como o Movimento Maio Amarelo desenvolve ações para conscientizar a sociedade. O coordenador de relacionamentos do OBSERVATÓRIO apresentou o vídeo da campanha do Movimento deste ano, como mote “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”, estrelado pelo ator Lima Duarte, aproveitou para frisar o telefone celular, presente na campanha de conscientização, como um dos principais causadores de sinistros de trânsito, tanto motoristas, quanto pedestres.
“Estudos mostram que você, ao usar o celular, digitando enquanto dirige, está no mesmo grau do alcoolizado. Então, muita gente aponta o dedo, e a gente fala que é uma hipocrisia enorme, de apontar o dedo para o alcoolizado, o cara que bebe e dirige, mas você faz o uso do celular ao volante”, argumentou.
O coordenador de relacionamentos do ONSV falou sobre o surgimento do Movimento Maio Amarelo e fez um convite a todos para se engajarem nas ações deste ano, baixando e compartilhando as peças em: www.maioamarelo.com, falou sobre a relação de trânsito e comportamento humano e a necessidade de investimentos em Educação para o Trânsito, apresentando o Programa Educa, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, para o desenvolvimento do condutor e de um trânsito mais humano e seguro para a sociedade.
Marcius aproveitou para deixar uma mensagem. “Mesmo com a pandemia, a gente faz o convite para que as pessoas entrem no nosso site e compartilhe. Primeiro, entenda que você precisa mudar, essa é a principal atitude que precisa ser feita e na sequência, compartilhe [as peças da campanha do Movimento Maio Amarelo]. É o que a gente fala, com os números que nós temos hoje, de pandemia, a pandemia do trânsito, a tragédia pode bater à sua porta quando você menos espera. Então essa atitude preventiva em multiplicar, é a melhor solução”, encerrou.
Assista agora!
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SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
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