Matérias

PROGRAMA EDUCA: AULA INAUGURAL EM ARAPIRACA/AL

Escrito por Portal ONSV

06 MAI 2022 - 16H35

Foi realizada em 07 de abril, a aula inaugural do Projeto-piloto Educa nas escolas participantes no município de Arapiraca, no estado de Alagoas. A apresentação inicial contou com a Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e coordenadora nacional do Projeto Educa, Edira Soares.

Na ocasião, Edira apresentou o OBSERVATÓRIO e como a entidade desenvolveu o programa Educa e a sua implementação junto às escolas participantes. Também foi desenvolvida uma dinâmica em grupo com os participantes, com o propósito de inserir questões de mobilidade viária, sob a ótica particular de cada escola participante. Dessa forma, os educadores puderam apresentar a problemática vivenciada por suas escolas, com relação a essa mobilidade e trocar experiências em relação à educação para o trânsito, bem como o papel de cada um na formação de cidadãos responsáveis no trânsito. Em Arapiraca o Programa Educa envolve 24 escolas na zona rural e urbana do município.

O superintendente da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Arapiraca e Observador Certificado, Carlos Alberto Peixoto, comentou sobre as alterações da legislação de trânsito e respondeu inúmeras dúvidas e apontamentos feitos pelos participantes. Além disso, A SMTT destacou a importância das ações do Movimento Maio Amarelo e se dispôs a comparecer nas escolas participantes do programa Educa para realizar ações de conscientização de trânsito tanto para educadores, quanto para pais e alunos, perfazendo o binômio escola-casa, para conscientização geral dos princípios da mobilidade viária segura.

A Observadora Certificada Cynthia Ferreira, líder do suporte remoto do Educa, elucidou dúvidas referentes ao suporte via e-mail dado aos educadores e coordenadores.

Edira destacou como os educadores podem proceder com a metodologia do Programa Educa, dando exemplos concretos para se trabalhar o tema trânsito de forma transversal à grade curricular do ensino fundamental em todas as disciplinas e componentes curriculares.

Na ocasião, foi definida a realização de uma semana de aulas inaugurais do Educa 2022, com a presença da Secretaria Municipal de Educação, Detran de Alagoas e SMTT de Arapiraca nas escolas, além da realização de uma Mostra Cultural de Educação para o Trânsito e uma ação educativa na faixa de pedestres durante o Dia D do Maio Amarelo.

[vc_gallery interval="3" images="29536,29537,29539,29540,29542,29543" img_size="full"]

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.