Matérias

PROGRAMA EDUCA: AULA INAUGURAL EM ARAPIRACA/AL

Escrito por Portal ONSV

06 MAI 2022 - 16H35

Foi realizada em 07 de abril, a aula inaugural do Projeto-piloto Educa nas escolas participantes no município de Arapiraca, no estado de Alagoas. A apresentação inicial contou com a Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e coordenadora nacional do Projeto Educa, Edira Soares.

Na ocasião, Edira apresentou o OBSERVATÓRIO e como a entidade desenvolveu o programa Educa e a sua implementação junto às escolas participantes. Também foi desenvolvida uma dinâmica em grupo com os participantes, com o propósito de inserir questões de mobilidade viária, sob a ótica particular de cada escola participante. Dessa forma, os educadores puderam apresentar a problemática vivenciada por suas escolas, com relação a essa mobilidade e trocar experiências em relação à educação para o trânsito, bem como o papel de cada um na formação de cidadãos responsáveis no trânsito. Em Arapiraca o Programa Educa envolve 24 escolas na zona rural e urbana do município.

O superintendente da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Arapiraca e Observador Certificado, Carlos Alberto Peixoto, comentou sobre as alterações da legislação de trânsito e respondeu inúmeras dúvidas e apontamentos feitos pelos participantes. Além disso, A SMTT destacou a importância das ações do Movimento Maio Amarelo e se dispôs a comparecer nas escolas participantes do programa Educa para realizar ações de conscientização de trânsito tanto para educadores, quanto para pais e alunos, perfazendo o binômio escola-casa, para conscientização geral dos princípios da mobilidade viária segura.

A Observadora Certificada Cynthia Ferreira, líder do suporte remoto do Educa, elucidou dúvidas referentes ao suporte via e-mail dado aos educadores e coordenadores.

Edira destacou como os educadores podem proceder com a metodologia do Programa Educa, dando exemplos concretos para se trabalhar o tema trânsito de forma transversal à grade curricular do ensino fundamental em todas as disciplinas e componentes curriculares.

Na ocasião, foi definida a realização de uma semana de aulas inaugurais do Educa 2022, com a presença da Secretaria Municipal de Educação, Detran de Alagoas e SMTT de Arapiraca nas escolas, além da realização de uma Mostra Cultural de Educação para o Trânsito e uma ação educativa na faixa de pedestres durante o Dia D do Maio Amarelo.

[vc_gallery interval="3" images="29536,29537,29539,29540,29542,29543" img_size="full"]

Mudanca_prova_pratica_detran_pe
Observadores Certificados

MUDANÇAS NA PROVA PRÁTICA DO DETRAN-PE DIVIDEM OPINIÕES DE ESPECIALISTAS

A Rádio Jornal de Pernambuco informou recentemente sobre uma mudança na prova prática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B (automóvel) que divide opiniões de especialistas no estado do Pernambuco. Para avaliar a alteração, o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, foi consultado pela reportagem e comentou sobre esse tema.

Webinar_lei_seca
Webinar

WEBINAR LEI SECA: A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO DA ALCOOLEMIA E A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), às 10h, o Webinar “Lei Seca: A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento". O encontro teve a mediação do head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, e como convidados, os Observadores Certificados, Arthur Magalhães – autor do projeto - e Samuel Morgan.

Programa_Observador_Certificado_Delcides_Araujo
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto