Foi realizada em 07 de abril, a aula inaugural do Projeto-piloto Educa nas escolas participantes no município de Arapiraca, no estado de Alagoas. A apresentação inicial contou com a Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e coordenadora nacional do Projeto Educa, Edira Soares.
Na ocasião, Edira apresentou o OBSERVATÓRIO e como a entidade desenvolveu o programa Educa e a sua implementação junto às escolas participantes. Também foi desenvolvida uma dinâmica em grupo com os participantes, com o propósito de inserir questões de mobilidade viária, sob a ótica particular de cada escola participante. Dessa forma, os educadores puderam apresentar a problemática vivenciada por suas escolas, com relação a essa mobilidade e trocar experiências em relação à educação para o trânsito, bem como o papel de cada um na formação de cidadãos responsáveis no trânsito. Em Arapiraca o Programa Educa envolve 24 escolas na zona rural e urbana do município.
O superintendente da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Arapiraca e Observador Certificado, Carlos Alberto Peixoto, comentou sobre as alterações da legislação de trânsito e respondeu inúmeras dúvidas e apontamentos feitos pelos participantes. Além disso, A SMTT destacou a importância das ações do Movimento Maio Amarelo e se dispôs a comparecer nas escolas participantes do programa Educa para realizar ações de conscientização de trânsito tanto para educadores, quanto para pais e alunos, perfazendo o binômio escola-casa, para conscientização geral dos princípios da mobilidade viária segura.
A Observadora Certificada Cynthia Ferreira, líder do suporte remoto do Educa, elucidou dúvidas referentes ao suporte via e-mail dado aos educadores e coordenadores.
Edira destacou como os educadores podem proceder com a metodologia do Programa Educa, dando exemplos concretos para se trabalhar o tema trânsito de forma transversal à grade curricular do ensino fundamental em todas as disciplinas e componentes curriculares.
Na ocasião, foi definida a realização de uma semana de aulas inaugurais do Educa 2022, com a presença da Secretaria Municipal de Educação, Detran de Alagoas e SMTT de Arapiraca nas escolas, além da realização de uma Mostra Cultural de Educação para o Trânsito e uma ação educativa na faixa de pedestres durante o Dia D do Maio Amarelo.
[vc_gallery interval="3" images="29536,29537,29539,29540,29542,29543" img_size="full"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.