Matérias

PROGRAMA EDUCA CHEGA AO SEGUNDO ANO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP E MOBILIZA MAIS DE 6 MIL ESTUDANTES

Escrito por Portal ONSV

26 JUL 2022 - 11H56

O objetivo do programa é investir desde cedo na conscientização de crianças e adolescentes criando uma cultura de respeito no trânsito e na formação de multiplicadores de boas condutas

O Programa Educa, projeto pioneiro no país, chega ao segundo ano de implantação em São José dos Campos, no interior de São Paulo, com mais de 6.300 crianças e jovens atendidos pelo programa de Educação para o Trânsito promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio das Secretarias de Mobilidade Urbana e Educação e Cidadania, em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

O objetivo do Programa Educa é investir desde cedo na conscientização de crianças e adolescentes criando uma cultura de respeito no trânsito e na formação de multiplicadores de boas condutas. Lições que os estudantes da Emefi Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, na região sul da cidade, já começam a aprender. Na escola, todos os cerca de 800 alunos, do 1º ao 9º ano, estão envolvidos no projeto.

“Eu pretendo aprender sobre educação no trânsito, saber o objetivo das placas e a forma certa de atravessar a rua”, disse a estudante Anabele Miliano Rodrigues da Silva, 9 anos.

Anabele diz que seus pais sempre a orientaram sobre os cuidados com o trânsito. “Eles me falam para prestar atenção no semáforo e na faixa de pedestres, além de olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. Eles também me pedem para usar o cinto de segurança, mas, quando meus pais não colocam, eu também falo: “Pai, coloca o cinto”.

Seu colega de classe, Wesley Rocha de Souza, 9 anos, morador da Vila das Flores também está animado com as novas aulas sobre trânsito. “Eu espero aprender sobre o trânsito, a faixa de pedestres, o semáforo. Às vezes, meus pais me lembram de colocar o cinto de segurança, porque eu sempre esqueço”, disse.

“O objetivo desses livros é ensinar as crianças como devemos olhar para o trânsito, sempre com muita segurança e atenção. Acho muito bacana e importante desde cedo trabalhar a conscientização, tanto da parte de sinalização dos carros quanto das responsabilidades do pedestre”, disse a professora Thaisa Cristina Gonçalves Matiazi, 33 anos, que apresentou o livro às crianças.

Segundo a professora GP de Tecnologia, Camila Santanna Vestali Fernandes, a educação para o trânsito se dá em um processo contínuo de construção de conceitos e valores, para o exercício da cidadania.

“É na escola que se conscientiza a criança em relação ao trânsito, criando nela valores como o compartilhamento de espaços de forma segura. Eles serão os futuros motoristas e hoje já são passageiros e usuários de skates e bicicletas e devem aprender a compartilhar bem os espaços”, disse.

Os livros serão trabalhados em dez CEIs (Centro de Educação Integral) no contraturno escolar, dentro do momento de Estudo em Ação. O livro possui nove unidades distribuídas ao longo do ano, com atividades aplicadas semanalmente aos alunos de 1° a 9° ano do ensino fundamental, sobre educação para o trânsito e chegaram às salas de aula de dez escolas municipais de São José dos Campos para incentivar a formação cidadã em trânsito seguro.

Conheça o Programa Educa: https://www.onsv.org.br/programa-educa/

Leia a matéria completa: https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2022/junho/15/educacao-para-o-transito-mobiliza-mais-de-6300-estudantes/

Fotos: Adenir Britto/PMSJC

[vc_gallery interval="3" images="30026,30027,30028,30029,30030,30031,30032,30033,30034,30035" img_size="full"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.