Matérias

Programa Educa chega às escolas de São José dos Campos/SP

Escrito por Portal ONSV

08 SET 2021 - 10H16

A Prefeitura de São José dos Campos, iniciou na semana passada, nas escolas da rede municipal de ensino, o Programa Educa, projeto didático inédito que trata a educação para o trânsito e contempla o Ensino Fundamental I e II. Idealizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), São José dos Campos é uma das cidades a implantar o projeto piloto.

Inicialmente, 10 escolas terão a disciplina de educação para o trânsito para cerca de 6.300 alunos do 1º ao 9º ano. Uma delas é a EMEF Therezinha do Menino Jesus, no Dom Pedro I, região sul da cidade, e que recebeu na última quinta-feira (2), uma atividade do programa.

Com os alunos do quinto ano, o professor João Victor Nunes Pereira, de 26 anos, realizou uma atividade de debate, onde as crianças se dividiram em grupos e tiveram que falar sobre algumas características que compõem a mobilidade urbana.

“Pegamos alguns tópicos como acessibilidade, trânsito legal, planejamento urbano e criamos uma discussão com as crianças pra ver o que eles entendiam sobre esses temas”, conta João. “A mobilidade urbana faz toda a diferença, com relação às leis, respeito, é um tema muito importante pra ser trabalhado dentro da escola”, completa.

O aluno Francisco da Silva Moreira, de 10 anos, gostou da novidade. “É bem legal e diferente. Aprendi que temos que respeitar as coisas que temos na rua”, diz. “É importante respeitar as leis, só que nem todos respeitam as regras e as leis”, conclui.

Além da atividade de debate, outra turma do quinto ano da escola realizou uma atividade de leitura do material didático do Educa e pesquisas na internet. “No começo do livro fala, por exemplo, que se tiver jogando bola na rua é importante prestar a atenção pra ver se não está vindo carro”, conta Yago Nicolas da Silva, de 10 anos, que já percebeu a importância da educação para o trânsito. “Legal porque fala sobre como funciona o trânsito e como evitar acidente”, completa.

A professora Maiara Carvalho, de 28 anos, está há três anos na rede municipal de ensino e vê o projeto como fundamental para tornar o trânsito mais seguro. “Os alunos são os nossos semeadores, através deles é que vamos conseguir fazer a diferença, os melhores fiscais que nós temos são eles, irão cobrar os pais, os responsáveis, e dar orientações daquilo que pode e não pode”, afirma.

O projeto

O Educa possui um conteúdo baseado na legislação brasileira e está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular de Educação). Os livros didáticos incluem um manual do professor com todas as orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Todos os livros foram produzidos pelo OBSERVATÓRIO em parceria com o Sesi e doados à Prefeitura. De acordo com o ONSV, o programa traz uma abordagem crítica de temas como saúde, meio ambiente, ética e cidadania, com o foco na mobilidade urbana.

A atual Administração Municipal acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os sinistros de trânsito acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, investe em campanhas educativas e realiza ações diárias no município.

Leia a matéria completa: https://sjc.sp.gov.br/noticias/2021/setembro/02/programa-de-educacao-para-o-transito-chega-as-escolas/

[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28121,28115,28120,28114,28119,28113,28118,28112,28117,28111,28116,28110,28109,28108,28107,28106" img_size="full"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.