Matérias

Programa Educa chega às escolas de São José dos Campos/SP

Escrito por Portal ONSV

08 SET 2021 - 10H16

A Prefeitura de São José dos Campos, iniciou na semana passada, nas escolas da rede municipal de ensino, o Programa Educa, projeto didático inédito que trata a educação para o trânsito e contempla o Ensino Fundamental I e II. Idealizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), São José dos Campos é uma das cidades a implantar o projeto piloto.

Inicialmente, 10 escolas terão a disciplina de educação para o trânsito para cerca de 6.300 alunos do 1º ao 9º ano. Uma delas é a EMEF Therezinha do Menino Jesus, no Dom Pedro I, região sul da cidade, e que recebeu na última quinta-feira (2), uma atividade do programa.

Com os alunos do quinto ano, o professor João Victor Nunes Pereira, de 26 anos, realizou uma atividade de debate, onde as crianças se dividiram em grupos e tiveram que falar sobre algumas características que compõem a mobilidade urbana.

“Pegamos alguns tópicos como acessibilidade, trânsito legal, planejamento urbano e criamos uma discussão com as crianças pra ver o que eles entendiam sobre esses temas”, conta João. “A mobilidade urbana faz toda a diferença, com relação às leis, respeito, é um tema muito importante pra ser trabalhado dentro da escola”, completa.

O aluno Francisco da Silva Moreira, de 10 anos, gostou da novidade. “É bem legal e diferente. Aprendi que temos que respeitar as coisas que temos na rua”, diz. “É importante respeitar as leis, só que nem todos respeitam as regras e as leis”, conclui.

Além da atividade de debate, outra turma do quinto ano da escola realizou uma atividade de leitura do material didático do Educa e pesquisas na internet. “No começo do livro fala, por exemplo, que se tiver jogando bola na rua é importante prestar a atenção pra ver se não está vindo carro”, conta Yago Nicolas da Silva, de 10 anos, que já percebeu a importância da educação para o trânsito. “Legal porque fala sobre como funciona o trânsito e como evitar acidente”, completa.

A professora Maiara Carvalho, de 28 anos, está há três anos na rede municipal de ensino e vê o projeto como fundamental para tornar o trânsito mais seguro. “Os alunos são os nossos semeadores, através deles é que vamos conseguir fazer a diferença, os melhores fiscais que nós temos são eles, irão cobrar os pais, os responsáveis, e dar orientações daquilo que pode e não pode”, afirma.

O projeto

O Educa possui um conteúdo baseado na legislação brasileira e está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular de Educação). Os livros didáticos incluem um manual do professor com todas as orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Todos os livros foram produzidos pelo OBSERVATÓRIO em parceria com o Sesi e doados à Prefeitura. De acordo com o ONSV, o programa traz uma abordagem crítica de temas como saúde, meio ambiente, ética e cidadania, com o foco na mobilidade urbana.

A atual Administração Municipal acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os sinistros de trânsito acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, investe em campanhas educativas e realiza ações diárias no município.

Leia a matéria completa: https://sjc.sp.gov.br/noticias/2021/setembro/02/programa-de-educacao-para-o-transito-chega-as-escolas/

[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28121,28115,28120,28114,28119,28113,28118,28112,28117,28111,28116,28110,28109,28108,28107,28106" img_size="full"]

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.