Matérias

Quando o tema são as portas do veículo, há recomendações para todos!

Escrito por Portal ONSV

15 FEV 2016 - 09H28

Entrar e sair do carro são atos tão rotineiros que muita gente faz isso sem prestar a menor atenção; e, na direção, a atenção é uma atitude obrigatória, que preserva vidas.

Quando o tema são os cuidados que devemos ter com as portas de veículos, existem orientações que devem ser observados por todos.

Motoristas e passageiros só devem acessar e sair do veículo com todo cuidado.

O Código de Trânsito destaca essa preocupação no artigo 49, que define que todo condutor e os passageiros deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer, só depois de certificarem que a atitude não traga perigo para ele ou aos outros usuários da via.

Esse mesmo artigo destaca que o embarque e desembarque também devem ocorrer sempre do lado da calçado, exceto o do condutor (parágrafo 1º).

Entrar e sair rapidamente do carro, após observar a circulação, inclusive olhando os retrovisores e espelhos, também podem minimizar riscos. Muita gente abre a porta do carro, deixa aberta por longo tempo e esquece que a rua é espaço de circulação de todos.

Mas se quem está dentro do carro deve estar atento, quem passa pelos veículos também precisa ser cuidadoso. Ciclistas e motociclistas devem reduzir a velocidade ao observar veículos estacionando ou parados com condutores e passageiros, pois sempre existe a possibilidade dos condutores abrirem a porta repentinamente.

Uma medida também preventiva em relação às portas de veículos diz respeito ao transporte de crianças. Crianças devem ser transportadas nos assentos centrais, quando acompanhadas de adultos, reduzindo o risco da proximidade das portas. Não é incomum o registro de acidentes com crianças que abrem as portas do carro de surpresa. Até mesmo em viagens de táxis, isso pode ocorrer.

Os condutores também devem acionar a trava das portas traseiras, quando transportarem crianças. Assim, podem dirigir com muito mais tranquilidade e controlar o embarque e desembarque desse público.

E por fim, vale a regra da atenção pra todos. Ao entrar no veículo cheque ainda se as suas portas estão travadas. Assim você nunca poderá ter surpresas desagradáveis com a abertura súbita. E não receber aquela buzina ou sinal de outros motoristas tentando te avisar que sua porta está aberta.

Mudanca_prova_pratica_detran_pe
Observadores Certificados

MUDANÇAS NA PROVA PRÁTICA DO DETRAN-PE DIVIDEM OPINIÕES DE ESPECIALISTAS

A Rádio Jornal de Pernambuco informou recentemente sobre uma mudança na prova prática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B (automóvel) que divide opiniões de especialistas no estado do Pernambuco. Para avaliar a alteração, o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, foi consultado pela reportagem e comentou sobre esse tema.

Webinar_lei_seca
Webinar

WEBINAR LEI SECA: A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO DA ALCOOLEMIA E A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), às 10h, o Webinar “Lei Seca: A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento". O encontro teve a mediação do head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, e como convidados, os Observadores Certificados, Arthur Magalhães – autor do projeto - e Samuel Morgan.

Programa_Observador_Certificado_Delcides_Araujo
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto