Matérias

Quando o tema são as portas do veículo, há recomendações para todos!

Escrito por Portal ONSV

15 FEV 2016 - 09H28

Entrar e sair do carro são atos tão rotineiros que muita gente faz isso sem prestar a menor atenção; e, na direção, a atenção é uma atitude obrigatória, que preserva vidas.

Quando o tema são os cuidados que devemos ter com as portas de veículos, existem orientações que devem ser observados por todos.

Motoristas e passageiros só devem acessar e sair do veículo com todo cuidado.

O Código de Trânsito destaca essa preocupação no artigo 49, que define que todo condutor e os passageiros deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer, só depois de certificarem que a atitude não traga perigo para ele ou aos outros usuários da via.

Esse mesmo artigo destaca que o embarque e desembarque também devem ocorrer sempre do lado da calçado, exceto o do condutor (parágrafo 1º).

Entrar e sair rapidamente do carro, após observar a circulação, inclusive olhando os retrovisores e espelhos, também podem minimizar riscos. Muita gente abre a porta do carro, deixa aberta por longo tempo e esquece que a rua é espaço de circulação de todos.

Mas se quem está dentro do carro deve estar atento, quem passa pelos veículos também precisa ser cuidadoso. Ciclistas e motociclistas devem reduzir a velocidade ao observar veículos estacionando ou parados com condutores e passageiros, pois sempre existe a possibilidade dos condutores abrirem a porta repentinamente.

Uma medida também preventiva em relação às portas de veículos diz respeito ao transporte de crianças. Crianças devem ser transportadas nos assentos centrais, quando acompanhadas de adultos, reduzindo o risco da proximidade das portas. Não é incomum o registro de acidentes com crianças que abrem as portas do carro de surpresa. Até mesmo em viagens de táxis, isso pode ocorrer.

Os condutores também devem acionar a trava das portas traseiras, quando transportarem crianças. Assim, podem dirigir com muito mais tranquilidade e controlar o embarque e desembarque desse público.

E por fim, vale a regra da atenção pra todos. Ao entrar no veículo cheque ainda se as suas portas estão travadas. Assim você nunca poderá ter surpresas desagradáveis com a abertura súbita. E não receber aquela buzina ou sinal de outros motoristas tentando te avisar que sua porta está aberta.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

tv_globo_bahia_relatorio_maio_prudencia_mulheres_no_transito
Observadores Certificados

TV Globo Bahia utiliza relatório do OBSERVATÓRIO em reportagem que destaca maior prudência de mulheres no trânsito

O telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada à TV Glogo na Bahia, comparou questões relacionadas à imprudência no trânsito entre homens e mulheres em reportagem, com base em um relatório produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que destaca algumas diferenças entre mulheres e homens no trânsito brasileiro. A psicóloga do trânsito e Observadora Certificada, Bianca Cruz, destacou a importância de ações educativas exclusivas, voltadas diretamente para o público masculino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.