Quando o tema são os cuidados que devemos ter com as portas de veículos, existem orientações que devem ser observados por todos.
Motoristas e passageiros só devem acessar e sair do veículo com todo cuidado.
O Código de Trânsito destaca essa preocupação no artigo 49, que define que todo condutor e os passageiros deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer, só depois de certificarem que a atitude não traga perigo para ele ou aos outros usuários da via.
Esse mesmo artigo destaca que o embarque e desembarque também devem ocorrer sempre do lado da calçado, exceto o do condutor (parágrafo 1º).
Entrar e sair rapidamente do carro, após observar a circulação, inclusive olhando os retrovisores e espelhos, também podem minimizar riscos. Muita gente abre a porta do carro, deixa aberta por longo tempo e esquece que a rua é espaço de circulação de todos.
Mas se quem está dentro do carro deve estar atento, quem passa pelos veículos também precisa ser cuidadoso. Ciclistas e motociclistas devem reduzir a velocidade ao observar veículos estacionando ou parados com condutores e passageiros, pois sempre existe a possibilidade dos condutores abrirem a porta repentinamente.
Uma medida também preventiva em relação às portas de veículos diz respeito ao transporte de crianças. Crianças devem ser transportadas nos assentos centrais, quando acompanhadas de adultos, reduzindo o risco da proximidade das portas. Não é incomum o registro de acidentes com crianças que abrem as portas do carro de surpresa. Até mesmo em viagens de táxis, isso pode ocorrer.
Os condutores também devem acionar a trava das portas traseiras, quando transportarem crianças. Assim, podem dirigir com muito mais tranquilidade e controlar o embarque e desembarque desse público.
E por fim, vale a regra da atenção pra todos. Ao entrar no veículo cheque ainda se as suas portas estão travadas. Assim você nunca poderá ter surpresas desagradáveis com a abertura súbita. E não receber aquela buzina ou sinal de outros motoristas tentando te avisar que sua porta está aberta.
Com apoio do OBSERVATÓRIO, TCU inicia consulta pública sobre as condições das pontes no Brasil
O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou, no dia 11 de fevereiro, uma consulta pública para ouvir a população sobre a qualidade e segurança das pontes nas rodovias do país.
Diversão e responsabilidade: Operação Carnaval Seguro educa condutores no Distrito Federal
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou ações educativas antes e durante o carnaval.
TECNOBANK torna-se mantenedor social do OBSERVATÓRIO
A Tecnobank, empresa de tecnologia para negócios com 16 anos de experiência, firma parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) como mantenedora social. Dessa forma, a TECNOBANK passa a dar apoio financeiro a causa da segurança no trânsito e também integra o Conselho do Observatório para participar ativamente das discussões e decisões sobre o assunto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.