A Rádio CBN, rede de rádio pertencente ao Sistema Globo de Rádio, apresentou na última sexta-feira (09) uma reportagem sobre as mudanças no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que passaram a vigorar no último dia 12. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi ouvido pela reportagem.
O novo código endureceu as penalidades para quem provoca homicídios ou lesões corporais, por conduzir sob efeito de álcool ou drogas. Agora, a condenação de prisão, não poderá mais ser convertida em penas alternativas. Para o presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, as alterações do código são positivas, mas dependem de a sociedade ter consciência para garantir a paz no trânsito.
"Nós temos uma responsabilidade sim do poder público. Mas, a maioria dos acidentes ocorrem por negligência, imprudência e imperícia. O Brasil tem uma das leis mais avançadas do mundo. Todavia, somos o quarto país que mais mata e sequela no mundo. Ou seja, boas leis nós temos. As escolhas que a sociedade faz é que tem causado o grande número de acidentes. Então não são as leis que vão fazer com que isso mude. Isso vai ter que passar por uma transformação da sociedade."
Ouça a reportagem completa em:
Trânsito na Radial Leste, em São Paulo. Foto: Vinícius Passarelli / CBN / Divulgação
OBSERVATÓRIO marca presença no 10º Frotas Conectadas em painel sobre segurança, inovação e tecnologia
Nesta quarta-feira, 18, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, participou do segundo dia da 10ª edição do Frotas Conectadas, evento que se consolida como um dos mais relevantes do setor de mobilidade no Brasil.
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.