Maio Amarelo e a criação do Registro Nacional Positivo para Condutores foram alguns dos temas discutidos no programa
O podcast Semana em Pauta da Rádio Justiça, discutiu a Campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano, a criação do RNPC (Registro Nacional Positivo para Condutores) entre outros temas com a participação dos Observadores Certificados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rochane Ponzi e Arthur Magalhães.
Questionada sobre a efetividade das punições previstas na legislação brasileira para quem desobedece às Leis de Trânsito, Rochane Ponzi argumentou: “o plano global para a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021-2030), prevê um esforço combinado no sentido de aprimoramento da Legislação, Fiscalização e Educação. Quando falamos de direção sobre efeitos de álcool, um assunto que está em voga atualmente, continuamos vendo uma dificuldade de efetiva punição de quem mata e lesiona no trânsito por estar dirigindo sob efeito de álcool ou drogas”, frisou.
O Observador Certificado Arthur Magalhães destacou que nos últimos dez anos houve aumento no número de ações educativas e alcance de público pela campanha do Maio Amarelo, entretanto, as ações de fiscalização também são fundamentais para o aprimoramento da segurança no trânsito brasileiro.
“Para o público infantil, crianças, adolescentes, ou para os jovens adultos que estão na fase da iminência de pegar a sua CNH, para esse público, nesse momento de formação social são interessantíssimas essas ações educativas. Mas para aquele condutor que já está em trânsito, circulando por todo o nosso território, são necessárias sim, as ações de fiscalização”, pontuou Arthur.
Ouça o programa completo:
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.