Matérias

RÁDIO JUSTIÇA DEBATE SEGURANÇA NO TRÂNSITO E MAIO AMARELO COM PARTICIPAÇÃO DE OBSERVADORES CERTIFICADOS

Escrito por Portal ONSV

23 MAI 2022 - 11H15

Maio Amarelo e a criação do Registro Nacional Positivo para Condutores foram alguns dos temas discutidos no programa

O podcast Semana em Pauta da Rádio Justiça, discutiu a Campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano, a criação do RNPC (Registro Nacional Positivo para Condutores) entre outros temas com a participação dos Observadores Certificados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rochane Ponzi e Arthur Magalhães.

Questionada sobre a efetividade das punições previstas na legislação brasileira para quem desobedece às Leis de Trânsito, Rochane Ponzi argumentou: “o plano global para a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021-2030), prevê um esforço combinado no sentido de aprimoramento da Legislação, Fiscalização e Educação. Quando falamos de direção sobre efeitos de álcool, um assunto que está em voga atualmente, continuamos vendo uma dificuldade de efetiva punição de quem mata e lesiona no trânsito por estar dirigindo sob efeito de álcool ou drogas”, frisou.

O Observador Certificado Arthur Magalhães destacou que nos últimos dez anos houve aumento no número de ações educativas e alcance de público pela campanha do Maio Amarelo, entretanto, as ações de fiscalização também são fundamentais para o aprimoramento da segurança no trânsito brasileiro.

“Para o público infantil, crianças, adolescentes, ou para os jovens adultos que estão na fase da iminência de pegar a sua CNH, para esse público, nesse momento de formação social são interessantíssimas essas ações educativas. Mas para aquele condutor que já está em trânsito, circulando por todo o nosso território, são necessárias sim, as ações de fiscalização”, pontuou Arthur.

Ouça o programa completo:

http://www.radiojustica.jus.br/radiojustica/programacao!listarAudioRelacionado.action?menuSistema=mn325&entity.id=465219

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Uso_celular_ao_volante_Parana
Entrevista

USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ

O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.

Senatran_relatorio_inedito_15_anos_lei_seca
Matérias

SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA

Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto