O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi convidado pela Radioagência Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para falar sobre o alto número de motociclistas que recebem indenizações do seguro DPVAT.
Os dados do relatório da seguradora Líder apontam que os motociclistas são as vítimas que mais recebem indenização do seguro DPVAT por envolvimento em acidentes de trânsito. Esse número é três vezes maior quando comparado aos motoristas de outras categorias.
Em 10 anos, foram pagas quase 3,3 milhões de indenizações às vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Deste total, quase 200 mil pessoas morreram, 2,5 milhões ficaram inválidas permanentemente e quase 560 mil benefícios foram pagos para reembolso com despesas médicas.
Ramalho considera que a mudança para a redução de acidentes de trânsito passa pela educação, uma medida a longo prazo, mas que, no futuro, vai representar redução dos números de mortos e feridos no trânsito brasileiro.
“A partir desse ano, de acordo com a base nacional comum curricular, passa a ser obrigatório, transversalmente, a disciplina trânsito. Ou seja, os futuros motoristas, as crianças, quando chegarem à vida adulta, virão um pouco mais preparados, com avaliações muito mais disciplinadas, como aconteceu com o meio ambiente. O acidente de trânsito tem associação direta com percepção de risco. Na hora que ele percebe risco, ele muda o comportamento e passa a ter mais preocupação”.
Ramalho, em relação ao relatório, adverte que há um período de até três anos para requerer o seguro DPVAT após o acidente.
Leia e ouça a matéria completa em: http://m.radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2020-03/motociclistas-recebem-quase-3-vezes-mais-indenizacoes-do-dpvat-do-que-outros
Foto de: Mikechie Esparagoza no Pexels
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.