Matérias

Reação a imprevistos no trânsito exigem atenção do condutor

Escrito por Portal ONSV

03 MAR 2017 - 13H28

Condutor nunca deve se distrair com uso de celular e outras ações que podem distraí-lo enquanto dirige

Trânsito é lugar de imprevistos e todos os condutores devem estar preparados para reagir da melhor forma a eles. Por isso, é fundamental a atenção quando se está ao volante. Nada deve tirar o motorista de seu foco: chegar seguro ao destino.

Muitas vezes a reação rápida pode fazer a diferença entre envolver-se ou não em acidentes. Portanto, a concentração deve estar no ato de conduzir de modo seguro o veículo e não em qualquer outra tarefa.

O uso de celulares, de viva voz, envio de mensagens de texto, música alta e até desviar o olhar para um outdoor ou outras pequenas distrações como comer ou se maquiar, ajustar o GPS e mexer no som do carro, ampliam as ocorrências e suas consequências também.

Enquanto a atenção vai para uma dessas tarefas, o ato de dirigir fica totalmente prejudicado e o veículo estará sendo conduzido às cegas; basta lembrar que enquanto a atenção do condutor está num desses comportamentos, o carro continua em movimento.

Pense na possibilidade de, durante o momento em que adotar uma dessas atitudes de risco, alguém cruzar à frente de seu carro? Evite todos esses comportamentos.

Isso vale tanto para todos os condutores, quanto para os pedestres,  já que ao sair distraído, sua vida é colocada em risco.

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto