Matérias

Região do Grande ABC supera capital e estado de São Paulo em reprovados no exame da CNH

Dados do Detran-SP mostram que 42% (quatro em cada dez) dos condutores falharam em passar em exame prático no Grande ABC

Escrito por Portal ONSV

05 JUN 2024 - 09H45

Na matéria publicada pelo Diário do Grande ABC na última sexta-feira (31), foi informado que quase metade dos candidatos a motoristas é reprovada no exame prático para obter a primeira habilitação nas categorias A e B (moto e carro) no Grande ABC, São Paulo. Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária falou sobre possíveis motivos que prejudicam os candidatos a obter a primeira habilitação.

Os dados foram disponibilizados ao Diário pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e mostram que 42% – quatro em cada dez – dos candidatos falharam em passar nos testes aplicados pelo órgão entre janeiro e abril deste ano. O índice supera os registrados na capital e no estado.

Nos três primeiros meses de 2024, foram realizados 24.384 exames práticos na região para obtenção da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação), sendo que 10.237 foram reprovados no teste devido a algum tipo de irregularidade. O índice é semelhante ao do mesmo período do ano passado, quando foram registrados os mesmos 42%, mas com um número maior de avaliações, 29.226 com 12.417 reprovações.

O número registrado no Grande ABC em 2024 supera as marcas registradas de reprovações na prova técnica na Capital, com 40%, e no Estado, onde 35% dos condutores foram reprovados.

Segundo o levantamento do órgão estadual, na região, o principal motivo para a reprovação na categoria A, para motocicletas, é colocar ao menos um pé no chão com o veículo em movimento, com 15,71%. Na categoria B, de carros, interromper o funcionamento do motor sem justa razão – ou deixar o veículo “morrer” – lidera como principal motivo para reprovação, com 27,02%.

Para Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do Observatório Nacional de Segurança Viária, conduzir um automóvel ou motocicleta é uma atividade complexa que envolve o domínio do veículo por parte do condutor, das regras de trânsito e a total atenção à sinalização e a outros usuários da via. “Falhas de aprendizado e questões psicológicas podem levar a erros durante a prova prática e contribuir para a reprovação”, disse.

Leia a reportagem completa: https://www.dgabc.com.br/Noticia/4141595/regiao-supera-capital-e-estado-em-reprovados-em-teste-da-cnh

Foto: André Henriques/Divulgação.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.