Visando promover mais segurança no trânsito para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, o OBSERVATÓRIO e a Uber, levaram o programa: “Desacelere. Seu bem maior é a vida” na última 6ª feira, 24 de janeiro, para a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Durante quase três horas, mais de quinhentos cariocas e fluminenses conversaram com educadores sobre atitudes seguras ao transitar.
O anfitrião desse trabalho foi CET-Rio, que atendeu a proposta do Observatório e Uber e convidou parceiros locais para se integrarem nesse trabalho educativo. Estiveram presentes as equipes do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Operação Lei Seca, Detran-RJ, Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) e Observadores Certificados.
Foram trabalhados os conceitos de excesso de velocidade, uso correto do capacete, distração ao volante (uso do celular), cinto de segurança no banco de trás, álcool e direção, além da importância do respeito a sinalização viária. Durante toda manhã, as equipes distribuíram brindes para todos que passaram pelo local da ação.
“A conscientização é fundamental no trânsito, já que o trânsito é feito por pessoas, por carros, por motocicletas, e nem sempre as pessoas seguem as normas de segurança como deveriam. E a Operação Lei Seca está hoje aqui, promovendo segurança no trânsito, juntamente com outros parceiros. Esse é o papel da Lei Seca. Lei Seca é educação”, afirmou Aldomir Torres de Oliveira, chefe de Equipe da Operação Lei Seca do Rio de Janeiro.
Para Maicon de Paula, Observador Certificado que participou da ação, é fundamental participar e entender como o cidadão usa e reage a esse trabalho de conscientização. “É muito gratificante, quando você vê que o cidadão comum, gosta quando a gente explica porque tem que vestir o capacete corretamente, apertar a fivela, usar sapato fechado. Eles gostam e prestam atenção do que você explica. Esse trabalho é realmente uma aula, bem rápida, de boas práticas no trânsito”, afirmou Maicon.
Esse trabalho vem sendo realizado pelo OBSERVATÓRIO e Uber em todo país há cerca de 3 anos em parceria com órgãos gestores locais e cinco Estados já receberam esse trabalho, incentivando empresas e entidades a colaborarem com o poder público para a conscientização sobre os riscos do trânsito, em todos os modais de transporte.
Confira as entrevistas e como foi a blitz educativa, acessando a playlist oficial da Ação Educativa Observatório + UBER, clicando aqui!
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Segurança no trânsito não se negocia. Se constrói
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.