Matérias

Riscos para motociclistas são maiores sob chuva

Escrito por Portal ONSV

19 JAN 2017 - 09H34

Atenção às condições da via, não deixar de levar acessórios para as condições climáticas são algumas das dicas aos motociclistas

São diversos os motivos pelos quais muitos optam por adquirir uma motocicleta. Economia, agilidade no trânsito, capacidade de oferecer sensação de liberdade. Mas em períodos de chuvas constantes, a segurança deve ser priorizada e quem dispõe apenas desse meio de transporte tem de estar atento.

O ideal é consultar, sempre antes de sair, as condições do tempo. Essa tarefa é hoje facilitada pelos aplicativos disponibilizados na internet. No entanto, se não houver outra saída e o deslocamento mesmo sob chuva for necessário, não deixe de respeitar algumas recomendações para se proteger.

– Leve sempre acessórios que o mantenham aquecido e protegido da água. Assim terá melhores condições de estar com a atenção voltada apenas para a via. Use roupas com tecidos impermeáveis, toucas; leve capa de chuva, e use sempre calçados que possam ampliar sua segurança, como, por exemplo, botas.

– E pista molhada os riscos de derrapagem e de queda são sempre maiores. Para evita-las a melhor opção é dirigir em velocidade reduzida e manter distância dos demais veículos, pois na necessidade de uma frenagem no asfalto escorregadio, parar é mais difícil. É aconselhável dobrar a distância de segurança adotada normalmente.

– Não realize manobras arriscadas, já que nestas condições sua visibilidade também estará prejudicada.

– Mesmo na chuva, é importante lembrar que o capacete precisa estar fechado e bem fixado.

– Não trafegue nos corredores e tente desviar de poças d´água.

- Se a chuva estiver forte, não hesite em parar e esperar o temporal passar.

- Também não se arrisque em situações de alagamentos para evitar ser arrastado pelas águas.

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.