Matérias

Riscos para motociclistas são maiores sob chuva

Escrito por Portal ONSV

19 JAN 2017 - 09H34

Atenção às condições da via, não deixar de levar acessórios para as condições climáticas são algumas das dicas aos motociclistas

São diversos os motivos pelos quais muitos optam por adquirir uma motocicleta. Economia, agilidade no trânsito, capacidade de oferecer sensação de liberdade. Mas em períodos de chuvas constantes, a segurança deve ser priorizada e quem dispõe apenas desse meio de transporte tem de estar atento.

O ideal é consultar, sempre antes de sair, as condições do tempo. Essa tarefa é hoje facilitada pelos aplicativos disponibilizados na internet. No entanto, se não houver outra saída e o deslocamento mesmo sob chuva for necessário, não deixe de respeitar algumas recomendações para se proteger.

– Leve sempre acessórios que o mantenham aquecido e protegido da água. Assim terá melhores condições de estar com a atenção voltada apenas para a via. Use roupas com tecidos impermeáveis, toucas; leve capa de chuva, e use sempre calçados que possam ampliar sua segurança, como, por exemplo, botas.

– E pista molhada os riscos de derrapagem e de queda são sempre maiores. Para evita-las a melhor opção é dirigir em velocidade reduzida e manter distância dos demais veículos, pois na necessidade de uma frenagem no asfalto escorregadio, parar é mais difícil. É aconselhável dobrar a distância de segurança adotada normalmente.

– Não realize manobras arriscadas, já que nestas condições sua visibilidade também estará prejudicada.

– Mesmo na chuva, é importante lembrar que o capacete precisa estar fechado e bem fixado.

– Não trafegue nos corredores e tente desviar de poças d´água.

- Se a chuva estiver forte, não hesite em parar e esperar o temporal passar.

- Também não se arrisque em situações de alagamentos para evitar ser arrastado pelas águas.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.