O relatório “Rodovias que Perdoam – Brasil”, desenvolvido entre a parceria do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) ganhou destaque no portal UOL hoje (11), pelo colunista Diogo Schelp, ao revelar que com o investimento de 500 milhões de reais para melhorar as condições de segurança nos trechos de maior número de sinistros em rodovias federais, seria possível reduzir em 50% os óbitos e em 30% os feridos nas rodovias federais em todo o País.
Com esse investimento, seriam implantadas duas medidas fáceis, de baixo custo e extremamente eficazes, conforme as propostas do estudo. A primeira é a instalação de cilindros delimitadores no meio das pistas de mão dupla em trechos em que a ultrapassagem é proibida. Isso evitaria colisões frontais e possui potencial de redução de 90% dos sinistros.
A segunda consiste em reforçar o limite entre a pista e o acostamento por meio de sonorizadores longitudinais – pequenas depressões contínuas no asfalto que provocam barulho quando em contato com os pneus. Isso evitaria distrações dos condutores e, portanto, que os veículos saiam da pista. A redução de sinistros é de 68%.
O investimento para implantar as medidas em todos os trechos de maior risco das rodovias federais representaria o equivalente a 5% do orçamento anual do Ministério da Infraestrutura e, seria possível salvar a vida de 10 mil pessoas e evitar que outras 80 mil ficassem feridas em sinistros na malha viária federal no período de três anos.
Essas soluções de baixo custo compõem a primeira de 12 metas estabelecidas pelo estudo para atingir o objetivo de reduzir em 50% os sinistros de trânsito no Brasil na década de 2021 a 2030.
Leia a matéria completa em: https://noticias.uol.com.br/colunas/diogo-schelp/2021/03/11/com-r-05-bi-pode-se-reduzir-em-50-mortes-em-rodovias-br-diz-estudo.htm
Acesse o relatório “Rodovias que Perdoam – Brasil”: http://bit.ly/3vbgJ7i
Imagem: Divulgação/CBMMG
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