A madrugada e a noite são períodos em que muitos condutores preferem viajar para livrarem-se de congestionamentos, em especial em período de férias ou os que antecedem feriados prolongados, ou até mesmo do trânsito pesado de vários pontos ainda que em dias úteis. É comum quem, por exemplo, estenda seu horário de saída do trabalho simplesmente para livrar-se do trânsito.
Estas podem ser boas alternativas para quem prefere a tranquilidade das pistas, desde que os condutores se atentem a alguns detalhes que podem fazer a diferença entre um percurso seguro ou não. Dirigir durante a noite requer atenção redobrada do motorista, e veículos em boas condições de manutenção. Porque os perigos estão também relacionados ao sono, ao cansaço, á iluminação, às condições da via e, ainda, à imprudência.
Durante a noite o condutor pode sentir-se tentado a aumentar a velocidade, uma vez que o número de veículo nas vias costuma ser menor, o que, evidentemente, não é aconselhável. Nestes períodos do dia, além disso, algumas condições não propícias das vias – como buracos e animais cruzando a pista, por exemplo - podem até não serem identificadas em virtude da iluminação. Se estiver em alta velocidade as chances de o motorista não perceber ou não notar com a antecedência necessárias este tipo de perigo e acabar se envolvendo em acidentes, muitas vezes de consequências gravíssimas.
Portanto, manter as luzes e faróis em perfeitas condições é fundamental para a segurança também de quem dirige à noite ou madrugada. Os faróis baixos devem, igualmente, estar bem regulados e serem usados corretamente a fim de evitar ofuscamento que pode causar ‘cegueira momentânea’ no condutor que vier no sentido oposto, o que também pode provocar acidente. Já o farol alto deve ser utilizado somente quando necessário.
Se preferir viajar durante a noite o condutor deve programa-se para paradas de descanso. Isso é importante porque a probabilidade de dormir ao volante sem que sequer perceba é maior no período noturno e se agrava se estiver cansado.
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná
O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.
Iluminação pública contribui para o trânsito seguro
Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.
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