Matérias

Se for dirigir à noite, atenção do condutor deve ser redobrada

Escrito por Portal ONSV

07 OUT 2016 - 10H35

Condições de iluminação, da pista, sono, cansaço e manutenção do veículo  e eventos inesperados como animal na pista podem interferir na segurança

A madrugada e a noite são períodos em que muitos condutores preferem viajar para livrarem-se de congestionamentos, em especial em período de férias ou os que antecedem feriados prolongados, ou até mesmo do trânsito pesado de vários pontos ainda que em dias úteis. É comum quem, por exemplo, estenda seu horário de saída do trabalho simplesmente para livrar-se do trânsito.

Estas podem ser boas alternativas para quem prefere a tranquilidade das pistas, desde que os condutores se atentem a alguns detalhes que podem fazer a diferença entre um percurso seguro ou não. Dirigir durante a noite requer atenção redobrada do motorista, e veículos em boas condições de manutenção. Porque os perigos estão também relacionados ao sono, ao cansaço, á iluminação, às condições da via e, ainda, à imprudência.

Durante a noite o condutor pode sentir-se tentado a aumentar a velocidade, uma vez que o número de veículo nas vias costuma ser menor, o que, evidentemente, não é aconselhável. Nestes períodos do dia, além disso, algumas condições não propícias das vias – como buracos e animais cruzando a pista, por exemplo - podem até não serem identificadas em virtude da iluminação. Se estiver em alta velocidade as chances de o motorista não perceber ou não notar com a antecedência necessárias este tipo de perigo e acabar se envolvendo em acidentes, muitas vezes de consequências gravíssimas.

Portanto, manter as luzes e faróis em perfeitas condições é fundamental para a segurança também de quem dirige à noite ou madrugada. Os faróis baixos devem, igualmente, estar bem regulados e serem usados corretamente a fim de evitar ofuscamento que pode causar ‘cegueira momentânea’ no condutor que vier no sentido oposto, o que também pode provocar acidente. Já o farol alto deve ser utilizado somente quando necessário.

Se preferir viajar durante a noite o condutor deve programa-se para paradas de descanso. Isso é importante porque a probabilidade de dormir ao volante sem que sequer perceba é maior no período noturno e se agrava se estiver cansado.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.