Matérias

Segurança e acessibilidade para ciclistas de Poços de Caldas/MG é tema de reportagem da TV Poços

Escrito por Portal ONSV

26 JAN 2021 - 14H22

Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO defende investimento em mobilidade urbana e educação para o trânsito

Falta de investimento em mobilidade urbana e infraestrutura para a prática de ciclismo em Poços de Caldas, cidade do Sul de Minas Gerais, é tema da reportagem da TV Poços que ouviu praticantes do esporte e a Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Stefania Alvise.

Com a pandemia de covid-19, as pessoas voltaram a experimentar novas formas de convivência, distração e locomoção. O uso da bicicleta para práticas de exercícios ou como meio de locomoção voltou a ser empregado por uma parcela da população poços-caldense, que encontra dificuldades em realizá-las pela precariedade ou ausência de espaços adequados para essas práticas como relataram os ciclistas na reportagem.

Segundo a Observadora Certificada Stefania Alvise comenta, como houve um aumento no uso das bicicletas recentemente, é preciso que a gestão municipal invista mais na mobilidade urbana: “É hora de a cidade prestar bastante atenção nessa parte de mobilidade urbana, acessibilidade e investir na infraestrutura, na construção, na interligação das ciclovias”.

A reportagem ouviu os pedidos e reclamações feitos pelos ciclistas da cidade, assim como, as preocupações pela falta de espaço e segurança adequada para a prática do esporte. Stefania finalizou a reportagem com um alertar sobre o respeito às regras de trânsito tanto por parte dos condutores, quanto pelos ciclistas.

“Respeitem as bicicletas no trânsito, dando o distanciamento de 1,5 metro, porque houve um estudo que [demonstra que] 1,5 metro, caso a pessoa caia, não venha a sofrer grandes acidentes ou atropelamentos. Então, mantenha o distanciamento. O que as pessoas fazem muitas vezes, é uma falta de educação no trânsito, apertando e fazendo com que os ciclistas muitas vezes saiam até da rua. Na calçada não é o lugar do ciclista andar! O ciclista por sua vez também, deve respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, andar sempre na mão da via, respeitar o semáforo, então tem uma série de condutas também e, os EPI’s necessários que os ciclistas devem usar”, encerra.

Assista à reportagem completa em:

https://www.facebook.com/tvpocos/videos/5619728601386067

Imagem: TV Poços

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.