Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO defende investimento em mobilidade urbana e educação para o trânsito
Falta de investimento em mobilidade urbana e infraestrutura para a prática de ciclismo em Poços de Caldas, cidade do Sul de Minas Gerais, é tema da reportagem da TV Poços que ouviu praticantes do esporte e a Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Stefania Alvise.
Com a pandemia de covid-19, as pessoas voltaram a experimentar novas formas de convivência, distração e locomoção. O uso da bicicleta para práticas de exercícios ou como meio de locomoção voltou a ser empregado por uma parcela da população poços-caldense, que encontra dificuldades em realizá-las pela precariedade ou ausência de espaços adequados para essas práticas como relataram os ciclistas na reportagem.
Segundo a Observadora Certificada Stefania Alvise comenta, como houve um aumento no uso das bicicletas recentemente, é preciso que a gestão municipal invista mais na mobilidade urbana: “É hora de a cidade prestar bastante atenção nessa parte de mobilidade urbana, acessibilidade e investir na infraestrutura, na construção, na interligação das ciclovias”.
A reportagem ouviu os pedidos e reclamações feitos pelos ciclistas da cidade, assim como, as preocupações pela falta de espaço e segurança adequada para a prática do esporte. Stefania finalizou a reportagem com um alertar sobre o respeito às regras de trânsito tanto por parte dos condutores, quanto pelos ciclistas.
“Respeitem as bicicletas no trânsito, dando o distanciamento de 1,5 metro, porque houve um estudo que [demonstra que] 1,5 metro, caso a pessoa caia, não venha a sofrer grandes acidentes ou atropelamentos. Então, mantenha o distanciamento. O que as pessoas fazem muitas vezes, é uma falta de educação no trânsito, apertando e fazendo com que os ciclistas muitas vezes saiam até da rua. Na calçada não é o lugar do ciclista andar! O ciclista por sua vez também, deve respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, andar sempre na mão da via, respeitar o semáforo, então tem uma série de condutas também e, os EPI’s necessários que os ciclistas devem usar”, encerra.
Assista à reportagem completa em:
https://www.facebook.com/tvpocos/videos/5619728601386067
Imagem: TV Poços
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.