A segurança no trânsito é uma missão coletiva. Todos nós precisamos fazer nossa parte enquanto integrantes desse momento para que nossas ações não impactem negativamente o outro.
Ao assumir o controle de um veículo, independente de qual seja, o condutor precisa estar em perfeitas condições físicas e emocionais para executar perfeitamente os pré-requisitos da direção defensiva. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), os condutores são responsáveis pelos pedestres e animais que circulam pelas vias e responsáveis pelo domínio do veículo. Sendo assim, ao conduzir, cada motorista precisa estar atento aos veículos que os cercam, aos pedestres que sinalizam a intenção de atravessar, aos animais que brincam nas calçadas e às crianças que podem, a qualquer momento, sair correndo em direção ao veículo.
Os pedestres, por sua vez, precisam de atenção plena e difusa, tanto ao atravessar as ruas, quanto ao andar pelas calçadas afim de evitar frenagens bruscas desnecessárias. Imagine a seguinte cena: “o pedestre está atravessando a rua respondendo mensagens no celular. Entra na frente de um veículo que está transitando pela via com a sinalização verde. Atrás desse veículo, vários outros transitam dentro da velocidade permitida na via. O condutor ao perceber o pedestre precisa frear bruscamente afim de evitar o atropelamento, o condutor do veículo que vinha imediatamente atrás não percebeu o risco a tempo e colidiu com o veículo da frente”. Toda essa situação poderia ter sido evitada se o pedestre estivesse com sua atenção plena ao momento da travessia. Ele teria percebido que o sinal estava verde para os motoristas e sendo assim, aguardado seu momento de atravessar em segurança, respondendo a mensagem no celular.
A responsabilidade é de todos nós. Ao assumirmos essa missão coletiva, passamos a enxergar o trânsito como um fluxo, um momento em que todos estão cruzando suas rotas, vidas e histórias. Nós podemos mudar o destino de tantas tragédias cotidianas. Ao sair de casa, pense em quantas pessoas você encontra, quantas histórias desconhecidas e como tudo pode mudar em um minuto, por causa de um descuido. Juntos podemos garantir que todas as pessoas cheguem aos seus destinos e continuem suas trajetórias.
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Observatório apresenta coordenador e metas do Núcleo de Saúde
Na manhã da última sexta-feira, 06, foi realizada a reunião de lançamento das metas e objetivos do Núcleo de Saúde do Observatório Nacional de Segurança Viária, no HC de Campinas, o Hospital de Clínicas da UNICAMP. O encontro, que também foi transmitida em uma live via Google Meet, contou com a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, e com médicos e cirurgiões que irão atuar no núcleo.
CEO do Observatório participa do 80° Encontro Nacional dos Detrans
Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou, em Brasília, o 80° Encontro Nacional dos Detrans (END) com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança do trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.