Salvar vidas no trânsito: um dever de todos
O canal educativo da Universidade Federal de Ouro Preto, a TV UFOP, em Minas Gerais, abordou o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano: juntos salvamos vidas, em uma de suas reportagens. Para falar sobre o tema, o especialista em Educação para o Trânsito, Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e representante estadual do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães, foi entrevistado na terça-feira (20).
Na entrevista à TV UFOP, canal que abrange a cidade de Ouro Preto e região, Alexander Magalhães falou sobre o tema da Semana Nacional de Trânsito, destacando o seu objetivo que é o de promover uma reflexão sobre o papel que cada um de nós possui na construção de um ir e vir mais seguro, e como o comportamento individual dos usuários das vias públicas, interferem na segurança da coletividade.
“Recentemente a sociedade teve que se adaptar à necessidade de cumprimento aos protocolos sanitários para o enfrentamento da pandemia da Covid 19, no qual ficou claro o quanto a ação individual afeta o coletivo. Da mesma forma, no trânsito, onde temos uma pandemia em andamento caracterizada pelos sinistros de trânsito, é fundamental que cumpramos os protocolos que já foram estabelecidos para a segurança de todos, por meio do respeito às normas de trânsito”, destacou o Observador Certificado.
Na oportunidade, Alexander ressaltou algumas das principais causas de sinistros de trânsito no estado de Minas Gerais, tais como excesso de velocidade, uso de bebida e direção, imprudência em ultrapassagens proibidas e distrações ao volante com destaque para o uso do celular na direção veicular, alertando que esses comportamentos precisam ser modificados por parte dos condutores, os quais devem perceber os riscos existentes desses comportamentos e a partir de então, adotarem ações preventivas no ir e vir.
O Observador Certificado relembrou que “se cada um fizer a sua parte, cumprindo as normas estabelecidas na legislação de trânsito, sendo mais respeitoso, mais educado, tendo empatia com o semelhante, estaremos contribuindo para um trânsito mais seguro, ou seja, todos podem e devem salvar vidas no trânsito”.
Assista:
[vc_video link="https://youtu.be/1yWZBNszKfQ" align="center"]
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.