Matérias

‘Situação das mortes no trânsito, que já é grave, está piorando’, diz OBSERVATÓRIO

Head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO afirma que educação para o trânsito deve começar muito antes do processo de habilitação

Escrito por Portal ONSV

14 MAI 2024 - 14H07 (Atualizada em 16 MAI 2024 - 11H37)

O caderno Mobilidade Estadão, do jornal Estado de S. Paulo, publicado na última quarta-feira (08), consultou o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, para falar sobre o cenário da segurança viária brasileira. A reportagem também destacou a 11ª edição do Movimento Maio Amarelo e a sua abertura internacional, durante o 4º Seminário de Mobilidade Humana, Segura e Sustentável, realizado nos dias 6 e 7 de maio em Foz do Iguaçu, no Paraná.

De acordo com Pedro Borges, “a ideia é expandir o Maio Amarelo para os nossos vizinhos”. Relatório da Organização Mundial da Saúde divulgado em 2023, referente a dados de 2021 (o último disponível) revelou que o Brasil registrou 16 óbitos em sinistros de trânsito por 100 mil habitantes.

O índice é similar ao de países vizinhos como Colômbia, Costa Rica e Suriname, e acima do verificado na Argentina (9 mortes por 100 mil habitantes), Chile (10/100 mil), Peru e Uruguai (13/100 mil). No Paraguai, a média é de 21 mortes por 100 mil habitantes. Isso mostra que o problema é continental, e que o Brasil está acima da mediana, segundo Borges.

“Quando a gente olha para a quantidade de vítimas fatais, o nosso cenário é grave. São mais de 33 mil pessoas morrendo por ano no nosso trânsito, o que é muita coisa, e esse valor vem aumentando desde 2021. Então, em vez de melhorar, a gente vê que está piorando uma situação que já é grave”, afirmou.

Levantamento da Polícia Rodoviária Federal mostra que as mortes em ocorrências de trânsito rodoviárias vinham caindo ano a ano entre 2011 (8.675 ocorrências com mortes) e 2018 (5.273 falecimentos). Entretanto, em 2019 o número voltou a subir (5.338 mortes). Caiu levemente em 2020 (5.293) e a partir daí continuou subindo em 2021 e 2022, último dado disponível.

Leia a reportagem completa: https://mobilidade.estadao.com.br/maio-amarelo/situacao-de-mortes-no-transito-que-ja-e-grave-esta-piorando-diz-onsv/

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.