Matérias

Sociedade civil unida pela segurança no trânsito

Escrito por Portal ONSV

03 DEZ 2013 - 14H06

"Sociedade

Vinte participantes de ONGs de diferentes estados participaram em 2 e 3 de dezembro do Workshop sobre Advocacy da Segurança Viária para ONGs, promovido pela Parceria Global pela Segurança no Trânsito (Global Road Safety Partnership) na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília.

A participação da sociedade civil organizada é fundamental na Década de Ação pela Segurança no Trânsito, instituída pela ONU, cujo objetivo é reduzir o número de mortos e feridos no trânsito em 50% até 2020.

Os participantes receberam dos representantes da GRSP, Raoul Powlowsky e Ryan Duly, um treinamento sobre como fazer advocacy, isto é, como se mobilizar para introduzir a questão na agenda política, estimulando a tomada de decisões, a criação e implementação de leis e o desenvolvimento de planos e ações para atingir os objetivos de frear a violência no trânsito.

A relação com a mídia e ações para melhor aproveitar o espaço nos meios de comunicação foi abordada pelo diretor da Agência Andi, Veet Vivarta.

Estiveram presentes representantes das ONGs Cultura de Paz/A Barraca, do Tocantins, representantes da Fundação Vida Urgente, do Rio Grande do Sul, Trânsito Amigo e Vias Seguras, do Rio de Janeiro, Instituto Paz no Trânsito, do Paraná, Aspamoto, do Pará, e Apetrans, do Piauí, Rodas da Paz, Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito e Rua Viva, de Brasília, Trânsito Seguro, de Ipatinga/MG, Apatru, de Rio Preto/SP e, de São Paulo, Criança Segura, Ciclo Cidade, Viva Vitão e Não Foi Acidente, Observatório Nacional de Segurança Viária.

As ONGs presentes discutiram ainda a formação de uma Aliança da sociedade civil para cobrar do governo os compromissos firmados para a Década, a liberação de recursos contingenciados, o cumprimento das leis existentes e a elaboração de novas que se façam necessárias e o apoio governamental aos projetos de cada organização.

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.