Matérias

Sua atenção para o alarmante Retrato da Segurança Viária no Brasil

Escrito por Portal ONSV

24 FEV 2015 - 16H03

"Sua

Observatório Nacional de Segurança Viária apresenta estudo com dados preocupantes.

[caption id="attachment_1907" align="alignnone" width="442"]"Observatório-Nacional-de-Segurança-Viária-2" Imagem: Reprodução/Observatório Nacional de Segurança Viária[/caption]

O conceituado Observatório Nacional de Segurança Vária, ONG que se dedica ao desenvolvimento e à gestão de ações de segurança viária e veicular, referência brasileira no desenvolvimento de propostas em prol do bem-estar das pessoas no trânsito por meio da educação, pesquisa, planejamento e informação apresenta um completo estudo sobre a violenta realidade nas vias do Brasil. Retrato da Segurança Viária no Brasil é um estudo referendado sobre a preocupante atualidade nacional e também do próprio mundo.

Segundo o relatório, a insegurança no trânsito é “crescente e alarmante”: 9ª maior causa de óbitos no mundo, 1,3 milhão de pessoas morrem e 50 milhões ficam feridas todos os anos nos acidentes, são 3.400 mortes todos os dias. As estimativas apontam que em 2030, o trânsito ocupará a 7ª posição podendo chegar a 1,9 milhão de vítimas. É a principal causa do falecimento de jovens entre os 15 e 29 anos de idade, 30% de todos os óbitos. Para cada morto, 50 pessoas ficam feridas.

O estudo utiliza dados do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde, do IPEA, Datasus, DENATRAN ente outras instituições, diagnosticando que no Brasil no ano de 2012 foram mortas no trânsito 45.689 pessoas, uma média de 1 pessoa para cada 12 minutos e o gasto com os acidentes ultrapassa os R$ 16 Bilhões. Apenas 35 municípios brasileiros possuem um PIB maior que essa soma.

[caption id="attachment_1906" align="alignnone" width="400"]"Imagem: Imagem: Reprodução/Observatório Nacional de Segurança Viária[/caption]

As maiores vítimas são os motociclistas com 36, 2% dos óbitos e 55% dos feridos, enquanto as motos representam “apenas” 26,4% da frota nacional. De 2001 a 2012 a frota de carros dobrou, a de motocicletas quadruplicou e continua a crescer, um indicativo que o número de vítimas pode aumentar ainda mais. Neste período a proporção de morte entre as motos cresceu 140%, passando de 15% para 36%.

Para o Retrato da Segurança Viária no Brasil o excesso de velocidade, a associação de bebida alcoólica e direção, o não uso do capacete, o não uso do cinto de segurança e o não uso de cadeirinhas estão entre os principais fatores que expõe as pessoas aos riscos.

“Desde o final da década de 1980″ aponta o estudo, “diversos países têm reconhecido que as metas nos planos de segurança viária são uma ferramenta extremamente útil para a promoção de medidas de redução de vítimas de acidentes” apontando que tais ferramentas serão realmente úteis caso estejam “no topo da lista de prioridades das políticas públicas”.

Acesse Retrato da Segurança Viária no Brasil clicando aqui.

Fonte: Blog Transitar

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.