Na última quarta-feira, 28, o OBSERVATÓRIO marcou presença no Summit Mobilidade 2025, evento promovido pelo Estadão, que ocorreu em São Paulo/SP. O evento reuniu especialistas e lideranças para debater os principais desafios e avanços da mobilidade urbana, além de questões relacionadas à infraestrutura e à indústria automotiva.
O OBSERVATÓRIO, parceiro do Mobilidade Estadão, figurou em dois painéis, onde foi representado pelo CEO, Paulo Guimarães, e pelo Diretor de Operações, Ronaldo Rodrigues da Cunha.
Conversa com o Estadão
O Diretor de Operações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi entrevistado pela Editora Executiva do Estadão, Luciana Garbin, no painel Entrevista Estadão. Durante a conversa foram abordados diferentes assuntos, como o volume de mortes em sinistros, o Maio Amarelo e a, popularmente conhecida, ‘Indústria da Multa’.
Ronaldo Rodrigues trouxe dados que traçam o panorama do Brasil da segurança no trânsito no país. Segundo ele os motociclistas são as maiores vítimas nas ruas e estradas do país. Os dados mais atuais do DataSUS, de 2023, mostram que o trânsito brasileiro vitimou mais de 34 mil pessoas. Destes, 60% são vulneráveis.
Campanhas como o Maio Amarelo ajudam na conscientização da população. E o tema deste ano auxilia neste trabalho de educação. Na percepção de Ronaldo, o grande problema dos acidentes de trânsito no Brasil está ligado à velocidade. Por isso, ele acredita na campanha do Maio Amarelo 2025, que aposta na desaceleração.
‘Regulamentar moto por app é a melhor saída’
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou do Painel 6 do Summit Mobilidade 2025, evento de referência no setor. O debate foi mediado pela jornalista Carolina Ercolin, âncora da Rádio Eldorado, e contou também com a presença do secretário municipal da Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, no palco, além da participação remota de Renata Falzoni, cicloativista e especialista em mobilidade urbana.
O tema do painel abordou o transporte de passageiros por motocicletas, uma pauta que ganhou destaque na cidade de São Paulo nos últimos dias, especialmente diante da proposta da Prefeitura de proibir o serviço, enquanto representantes de empresas privadas se posicionam favoravelmente à sua manutenção.
Durante sua participação, Paulo Guimarães destacou a importância de buscar um equilíbrio na regulamentação do serviço. “Alguns defendem a proibição total, um caminho extremo. Enquanto alguns querem a liberação total do serviço, o que também não é o melhor caminho”, argumentou o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária. Para Paulo, a regulamentação do transporte de passageiros por meio de aplicativos de moto — conhecido como "moto app" — é a melhor alternativa, garantindo mais segurança aos usuários e profissionais, além de oferecer previsibilidade e clareza jurídica para o setor.
O painel proporcionou uma discussão rica sobre segurança viária, políticas públicas e o papel da inovação na mobilidade urbana, reforçando a necessidade de um debate amplo e técnico para orientar as decisões que impactam a vida de milhares de cidadãos.
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