Desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e capazes de permitir o monitoramento das ocorrências, a construção de diagnóstico e análise dos dados sobre acidentalidade em todo o Brasil, os portais Iris e SOMA foram elogiados por responsáveis pelas áreas de análises de acidentes do Instituto Federal de Pesquisas Rodoviárias da Alemanha (BASt – Bundesanstalt für Strassenwesen) e por funcionários de outros setores, como o de pesquisas avançadas de acidentes e comportamento humano.
As plataformas foram apresentadas durante visita técnica do professor da Universidade Federal do Paraná, Jorge Tiago Bastos, que é também voluntário do OBSERVATÓRIO. A visita se deu por meio de convite de representante do Instituto, e ocorreu no período de 2 a 23 de fevereiro passado.
Bastos conta que os alemães tinham interesse em saber mais sobre a situação da segurança viária no Brasil. Essa intenção foi demonstrada durante a realização do Road Safety Five Continents Conference, no Rio de Janeiro, em maio passado. “Foi nesta época que surgiu o convite para a visita. E como o Iris é a ferramenta mais adequada para proporcionar essa visão, tomei a iniciativa de apresentá-lo à equipe do Instituto”, conta.
De acordo com o professor, a facilidade de acesso às informações e o nível de interatividade proporcionados pelo Iris, surpreenderam a equipe de técnicos alemães. E, em relação ao SOMA, foi destacada por eles a importância de a ferramenta reunir diferentes fontes de informações em uma mesma plataforma.
“A repercussão foi bastante positiva. Além disso, foi possível também, durante a visita, trocar experiências com outros profissionais do instituto nas áreas de estatísticas de acidentes, pesquisa em profundidade de acidentes, usuários idosos e análise de locais críticos de acidentes”, conta Bastos.
As plataformas Iris e SOMA integram o PGTM (Programa de Gestão de Trânsito Municipal), criado pelo OBSERVATÓRIO. O Iris é um portal com estatísticas de órgãos públicos como o IBGE e o DataSUS, e tem como objetivo socializar as informações para toda a população. Já o SOMA é um programa de gestão de dados que reúne informações de órgãos privados como o DPVAT, por exemplo.
O PGTM disponibiliza também material para ações educativas como spots de rádio e tevê, vídeos do Observar (parceria entre o ONSV e a Seguradora Líder-DPVAT) e material educativo impresso que podem ser utilizados sem qualquer custo de criação.
BAST
O Instituto Federal de Pesquisas Rodoviárias da Alemanha (BASt – Bundesanstalt für Strassenwesen) é uma instituição de pesquisa técnico-científica orientada para fins práticos na área de engenharia de transportes, que se dedica a diversos temas que resultam da interação entre o homem, os veículos e o ambiente. É atualmente a principal instituição de pesquisa em segurança viária da Alemanha. O instituto, fundado em 1951 e localizado na cidade de Bergisch Gladbach, está ligado ao Ministério dos Transportes e Infraestrutura do governo federal alemão, sendo, portanto, um órgão de suporte às decisões técnicas desse ministério em relação às políticas de transportes.
Sua missão é a melhorar as condições de segurança, compatibilidade ambiental, eficiência e desempenho de rodovias. Suas atividades variam desde o planejamento, a coordenação e o desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados às necessidades de investigação do Ministério dos Transportes e Infraestrutura. Além disso, o instituto também realiza atividades de consultoria, certificação e inspeção. A figura a seguir contém o organograma do instituto, apresentando suas diversas áreas de pesquisa e atuação.
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Na noite da última segunda-feira (17), aconteceu a reunião de boas-vindas da Turma 12 de Observadores Certificados, via Google Meet. O encontro online contou com a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, e do Coordenador dos Observadores Certificados, Ronaro Ferreira. Além da presença das duas lideranças, fizeram parte da conversa 38 dos 56 formandos da turma 12 de Observadores Certificados.
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O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (13/09), o resultado do processo de certificação da 12ª turma de Observadores Certificados. Ao todo, 76 candidatos atenderam os requisitos mínimos. Desses, 56 foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu curso online, realização de atividades e avaliação final.
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