O segundo semestre começou e com ele uma esperança em poder retomarmos nossa vida normal, pelo menos, no que tange ao nosso ir e vir diários. A pandemia fez nosso dia a dia diferente e o trânsito tomou uma nova cara. Com a chegada da vacina, os hospitais desafogando, a retomada dos serviços, certamente as ruas voltarão ao seu movimento habitual, antes do mundo conhecer a Covid-19.
Nesse mês, pudemos concluir o Relatório de Ações do Movimento Maio Amarelo 2021, que nos surpreendeu positivamente e nos deu um ânimo enorme para continuar em nosso trabalho de conscientização por um trânsito mais seguro em todos os modos de transportes.
Ele traz um resumo de tudo o que o mês de Maio pode nos proporcionar, com ações em todos os estados, além de um engajamento de empresas e órgãos públicos exponencial, se comparados a anos anteriores. A presença do ator Lima Duarte, estrelando o filme principal do Movimento neste ano, também ganhou contornos de comunicação de massa. O filme foi exibido nas grandes redes de TVs abertas do país, fazendo com que milhões de pessoas pudessem receber a mensagem de respeito e responsabilidade no trânsito.
Tudo isso, além dos números do Movimento e o agradecimento ao patrocinador da campanha deste ano, a CNT Sest/Senat também está eternizado nesse Relatório que já se tornou indispensável a cada término de Maio. Vamos já começar a trabalhar para que 2022 venha com força e muita inspiração numa nova mensagem que impacte a sociedade nessa causa que é de todos nós.
Trazemos nesse mês também a entrevista com o parceiro Vlamir Costa, ex-diretor de trânsito da Prefeitura de Jundiaí/SP e as conquistas do município paulista nessa área. Vlamir, que também é Observador Certificado, conta como a parceria entre diversas áreas, estatísticas precisas, educação e fiscalização estão implantando a cultura de segurança viária no município de mais de 500 mil habitantes.
Jundiaí também já foi certificado pelo OBSERVATÓRIO como município Laço Amarelo e hoje dá exemplo e incentiva a outros gestores a investirem em segurança no trânsito. A entrevista com ele pode lhe inspirar e também convencer quem ainda acredita que sinistro de trânsito é algo inevitável. Vlamir nos dá exemplos de que um trabalho sério e duradouro faz toda a diferença para a sociedade local.
Izabela Gaspar é nossa convidada para a coluna das Dicas da Observadora Certificada deste mês. Natural do Estado da Paraíba, Izabela é psicóloga e especialista em segurança no trânsito. Nas dicas, ela aborda importantes conceitos de segurança para se proteger no momento em que se dirige na chuva. Nesse período de escassez de chuva no sudeste, o norte do país enfrenta enchentes e muita chuva. Por isso, vale a pena conferir as orientações estar sempre prevenido.
Também chamamos a sua atenção para um vídeo educativo do programa Laço Amarelo de dezembro de 2020 que trouxe os agentes fiscalizadores do trânsito como protagonistas e explicamos sua importância para a organização e segurança no trânsito. Se você gostar do nosso vídeo, compartilhe em seus canais e também envie para os amigos e colegas. Assim poderemos melhorar a imagem desses importantes profissionais.
Temos ainda outras informações na nossa Newsletter. Não deixe de assinar nosso conteúdo mensal e nos acompanhar nas redes sociais. Agosto vai começar e nós desejamos a você, um mês repleto de segurança por todos os seus caminhos.
E pode começar a se preparar: a Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro) está aí. Um abraço e até a próxima!
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.