Matérias

Vai dirigir sozinho pela primeira vez? Redobre a atenção e cautela

Escrito por Portal ONSV

20 JAN 2017 - 15H22

Respeite regras de velocidade, mantenha distância segura em relação ao veículo da frente e evite ao máximo as ultrapassagens

Vai dirigir sozinho pela primeira vez? Não se assuste se sentir medo e até mesmo certo tremor ao pensar na possibilidade ou, ainda, ao entrar no veículo. Se você fez seu curso de condução, passou nos exames, saiba que está habilitado e que o restante faz parte simplesmente da ansiedade comum a tudo o que se faz pela primeira vez.

Mas é bom saber, também, que as vias oferecem riscos e, por isso, é importante ter cautela e, ainda, controlar a emoção e a ansiedade. Por isso, quanto maior a atenção e cuidados com a segurança, melhor.

Se for pegar o volante pela primeira vez, é fundamental dirigir na velocidade correta, não deixar de usar o cinto de segurança, se manter na faixa correta e uma distância segura em relação ao veículo da frente. Essas regras, inclusive, valem para todos os condutores.

Assim como elas, esse condutor deve sinalizar com setas suas intenções para, desse modo, promover um ‘diálogo’ com os outros motoristas; deve respeitar faixa de pedestres, a sinalização de trânsito, exatamente como qualquer outro.

Além de obedecer às regras comuns, o motorista que sai sozinho pela primeira vez, deve se atentar, igualmente, ao fato de que, por ser iniciante, sua resposta em caso de alguma eventualidade pode ser mais demorado do que a de condutores experientes. Por isso deve manter boa distância do veículo que vai à sua frente, para evitar, por exemplo, uma colisão traseira.

Outro detalhe: o motorista mais experiente pode perceber que o trânsito vai parar. Já o novato pode não ter a percepção com a mesma agilidade. Por isso o ideal é que mantenha distância maior. É aconselhável também que o principiante viaje na companhia de um condutor mais experiente, porque certamente, ele ficará nervoso.

Na estreia ao volante, evite ultrapassagens – nas estradas, inclusive, elas costumam ser mais perigosas do que nas vias da cidade até mesmo para os mais experientes. Se a ultrapassagem for realmente necessária, lembre-se que são, obrigatoriamente, feitas pela esquerda, nunca pela direita ou pelo acostamento.

O principiante deve também estar atento aos sinais, ou seja, à comunicação feita por setas, faróis, etc, pelos outros motoristas, que estarão sinalizando suas intenções. Deve, ainda, manter os vidros totalmente fechados ou totalmente abertos para que, no caso de trafegar em uma rodovia, o veículo fique estabilizado se, por exemplo, for ultrapassado por um veículo muito grande, causando deslocamento de ar.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.