VEREADOR DE JALES/SP PARTICIPA DE SESSÃO DA CÂMARA ENQUANTO DIRIGE AUTOMÓVEL; OBSERVADOR CERTIFICADO COMENTA ATITUDE
O Jornal ‘A Tribuna’, da região de Jales, município do interior do estado de São Paulo, procurou o Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Lourenço, para comentar a atitude inusitada de um vereador que acompanhou a Sessão da Câmara dos Vereadores, enquanto conduzia um veículo.
O vereador Bruno Henrique de Paula (PSDB) participou da Sessão Ordinária de 18 de outubro, enquanto dirigia um automóvel. Por cerca de 42 minutos, ou seja, mais de um terço da sessão, que era remota, o vereador ouviu, se pronunciou e até votou em proposituras que eram discutidas pelo Poder legislativo de Jales. Tudo de dentro de um veículo. Em alguns momentos, o veículo está aparentemente parado, mas em outros, está inegavelmente trafegando, sob o comando do vereador, que permanece acompanhando a sessão.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro), Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, em seu Art. 252 classifica como infração média: “Dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular”.
O parágrafo único do mesmo artigo, contudo, agrava a situação, classificando como Infração Gravíssima, “no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular”.
Ao jornal Diário da Região, que circula na região noroeste paulista, o especialista em Trânsito e representante do OBSERVATÓRIO, André Lourenço, disse que o caso representa um “sério problema” a respeito da aplicação da legislação de Trânsito. De acordo com ele, dirigir enquanto usa o celular, com ou sem o uso de fone de ouvidos é passível de multa grave, segundo o artigo 252, mesmo sem manusear o aparelho.
Quando manuseado o celular, a pena pode se tornar gravíssima, segundo o especialista. Lourenço afirmou que dirigir sem devida atenção também é infração, apesar de leve, de acordo com o artigo 169, o que pode ter ocorrido quando o vereador parou o veículo para se pronunciar aos colegas.
Leia a matéria completa: http://atribunanaweb.com.br/noticia/vereador-participa-da-sessao-da-camara-enquanto-dirige-veiculo

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.