O Jornal ‘A Tribuna’, da região de Jales, município do interior do estado de São Paulo, procurou o Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Lourenço, para comentar a atitude inusitada de um vereador que acompanhou a Sessão da Câmara dos Vereadores, enquanto conduzia um veículo.
O vereador Bruno Henrique de Paula (PSDB) participou da Sessão Ordinária de 18 de outubro, enquanto dirigia um automóvel. Por cerca de 42 minutos, ou seja, mais de um terço da sessão, que era remota, o vereador ouviu, se pronunciou e até votou em proposituras que eram discutidas pelo Poder legislativo de Jales. Tudo de dentro de um veículo. Em alguns momentos, o veículo está aparentemente parado, mas em outros, está inegavelmente trafegando, sob o comando do vereador, que permanece acompanhando a sessão.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro), Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, em seu Art. 252 classifica como infração média: “Dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular”.
O parágrafo único do mesmo artigo, contudo, agrava a situação, classificando como Infração Gravíssima, “no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular”.
Ao jornal Diário da Região, que circula na região noroeste paulista, o especialista em Trânsito e representante do OBSERVATÓRIO, André Lourenço, disse que o caso representa um “sério problema” a respeito da aplicação da legislação de Trânsito. De acordo com ele, dirigir enquanto usa o celular, com ou sem o uso de fone de ouvidos é passível de multa grave, segundo o artigo 252, mesmo sem manusear o aparelho.
Quando manuseado o celular, a pena pode se tornar gravíssima, segundo o especialista. Lourenço afirmou que dirigir sem devida atenção também é infração, apesar de leve, de acordo com o artigo 169, o que pode ter ocorrido quando o vereador parou o veículo para se pronunciar aos colegas.
Leia a matéria completa: http://atribunanaweb.com.br/noticia/vereador-participa-da-sessao-da-camara-enquanto-dirige-veiculo
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.