Os cuidados na estrada para os que viajam de carro, van, ou mesmo para os que vão de ônibus, jamais devem ser negligenciados, em benefício da segurança de todos. Quando a viagem será feita de motocicleta devem, porém, ser redobrados por conta das características do veículo.
A visita à concessionária ou à oficina de confiança do proprietário é indispensável. As condições dos pneus têm de ser verificadas e a cada 500 quilômetros a correia deve ser bem lubrificada, evitando desgaste elevado. Verifique também os níveis de óleo e de líquido de arrefecimento.
Nunca deixe o tanque ficar quase vazio; abasteça quando ainda tiver com mais de ¼ de tanque. Isso permite que você escolha o posto e não fique na estrada. É aconselhável abastecer apenas em postos de bandeiras conhecidas, porque um combustível ruim pode acabar com a sua viagem. Se precisar fazer alguma parada, procure fazê-la sempre em lugar movimentado; evite paradas em acostamento.
É aconselhável também levar na bagagem todas as lâmpadas e fusíveis da moto, pois qualquer lâmpada ou fusível queimado é motivo para uma série de desagrados como, multas, acidentes, etc. Isso porque, conforme o lugar em que você estiver, pode não encontrar a peça original. Um tubo de reparador instantâneo de pneus pode ajudar muito, já que ele enche até quatro vezes o pneu furado e permite que você chegue até um Posto de combustível ou outro local movimentado. Também não esqueça de levar graxa para correia e um filtro de óleo, principalmente se a moto for importada.
Na estrada, respeite o limite de velocidade e mantenha boa distância de quem vem atrás e de quem vai à frente. Desse modo, além de preservar a segurança, você viajará menos tenso, o que faz muita diferença no final do dia. Esteja atento também para a eventual presença de animais na pista.
Se precisar ultrapassar veículos, não encoste muito nos que estiverem à sua frente, pois se tiver um buraco no meio da pista o carro desvia e poderá atingi-lo, causando, por exemplo, sua queda. Casos assim podem provocar outros danos, como cortar um pneu, entortar roda, etc. Nas paradas tanto na estrada quanto na cidade, mantenha a moto sempre a vista; não a abandone.
Equipamentos de segurança
Calçados adequados para motociclismo são imprescindíveis, assim como jaqueta e calça com proteções, luvas apropriadas (levar dois pares, pois com o suor das mãos elas ficam difíceis de vestir novamente), levar duas ou três balaclavas porque devido ao suor ela deve ser trocada a cada meio dia para evitar que o capacete fique com mau cheiro. Em relação ao capacete propriamente dito é bom verificar a validade das faixas refletivas e as presilhas.
Quando se vaja de motocicleta é sempre bom pesquisar as condições do tempo nos trechos por onde passará. E nunca se esqueça de ter na bagagem as roupas apropriadas para a chuva. Por falar em bagagem, nunca leve mochila nas costas, porque ela pode escorregar e desequilibrar nas curvas, causando um acidente. Prefira equipamentos adequados para bagagem específicos para motocicletas.
LIVE ROAD SAFETY: INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
O canal Road Safety, promoveu ontem (21), a live “Infrações de Trânsito”, com apresentação de Renato Fialho, a transmissão contou com a participação do Policial Militar Rodoviário, especialista em fiscalização e Observador Certificado, Emanoel Silva, e abordou a necessidade de fazer com que as pessoas cumpram as regras previstas na legislação de trânsito para que se possa ter mais segurança.
PELA HUMANIZAÇÃO DO TRÂNSITO
Na edição da última quarta-feira (20), do Caderno Mobilidade Estadão o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, apresentou dados relativos à segurança viária nacional e fez uma reflexão sobre a relevância da Semana Nacional de Trânsito, que está em sua 26ª edição, e que busca incentivar ações para um trânsito cada vez mais seguro no Brasil.
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DA ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM BRASÍLIA/DF
Representantes do Sistema Nacional de Transporte estiveram presentes na cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito, realizada na última segunda-feira (18), no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O Observador Certificado Arthur Magalhães representou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na solenidade.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.