Assim como a segurança, conforto também é um requisito para uma condução eficiente
O vice-presidente e fundador do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Mauro Gil Meger, foi uma das fontes entrevistadas pelo portal Youse, Seguro da Caixa, na última segunda-feira (23), para falar sobre os ajustes necessários para que, além do conforto dos condutores e passageiros, a atenção e os cuidados com a segurança no trânsito sejam prioridades dos motoristas.
Segundo um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), 90% dos sinistros de trânsito são causados por falha humana, os outros 10% são divididos entre falha humana e falha de sinalização ou pavimentação na rodovia. Como explicou Mauro Gil, não ajustar o carro corretamente para a condução também colabora para a falha humana. Ou seja, “os acidentes podem ser provocados por consumo de álcool, utilização de celular e até pela não realização dos acertos necessários”, disse.
Ainda segundo o vice-presidente do OBSERVATÓRIO, o carro é como um calçado: se estiver largo ou apertado, o desconforto é certo. “Da mesma forma que você se preocupa se o sapato está combinando com a roupa e se está no tamanho ideal para o seu pé, no carro você também precisa combinar diversos fatores para ter segurança”.
A matéria abordou os ajustes necessários para quem fica muito tempo dentro do automóvel e deu dicas sobre o ajuste do banco, encosto de cabeça, volante, uso do cinto de segurança e cadeirinha infantil. Mauro Gil reforçou a necessidade de cuidados com esses equipamentos para viagens de curta ou longa duração, sempre com conforto e segurança.
“Temos uma vida muito mais tensa, seja por problemas pessoais ou profissionais. É sabido que dois segundos de falta de atenção bastam para resultar em acidente. E se os ajustes necessários não foram feitos, pode ser ainda mais difícil evitar uma fatalidade no trânsito”, alertou o vice-presidente do ONSV.
Leia a matéria completa: https://start.youse.com.br/carro/como-fazer-ajustes-no-carro-para-garantir-conforto-e-seguranca
MUDANÇAS NA PROVA PRÁTICA DO DETRAN-PE DIVIDEM OPINIÕES DE ESPECIALISTAS
A Rádio Jornal de Pernambuco informou recentemente sobre uma mudança na prova prática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B (automóvel) que divide opiniões de especialistas no estado do Pernambuco. Para avaliar a alteração, o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, foi consultado pela reportagem e comentou sobre esse tema.
WEBINAR LEI SECA: A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO DA ALCOOLEMIA E A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), às 10h, o Webinar “Lei Seca: A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento". O encontro teve a mediação do head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, e como convidados, os Observadores Certificados, Arthur Magalhães – autor do projeto - e Samuel Morgan.
OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.