Vice-presidente do OBSERVATÓRIO da dicas de ajustes no automóvel para direção confortável e segura
Assim como a segurança, conforto também é um requisito para uma condução eficiente
O vice-presidente e fundador do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Mauro Gil Meger, foi uma das fontes entrevistadas pelo portal Youse, Seguro da Caixa, na última segunda-feira (23), para falar sobre os ajustes necessários para que, além do conforto dos condutores e passageiros, a atenção e os cuidados com a segurança no trânsito sejam prioridades dos motoristas.
Segundo um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), 90% dos sinistros de trânsito são causados por falha humana, os outros 10% são divididos entre falha humana e falha de sinalização ou pavimentação na rodovia. Como explicou Mauro Gil, não ajustar o carro corretamente para a condução também colabora para a falha humana. Ou seja, “os acidentes podem ser provocados por consumo de álcool, utilização de celular e até pela não realização dos acertos necessários”, disse.
Ainda segundo o vice-presidente do OBSERVATÓRIO, o carro é como um calçado: se estiver largo ou apertado, o desconforto é certo. “Da mesma forma que você se preocupa se o sapato está combinando com a roupa e se está no tamanho ideal para o seu pé, no carro você também precisa combinar diversos fatores para ter segurança”.
A matéria abordou os ajustes necessários para quem fica muito tempo dentro do automóvel e deu dicas sobre o ajuste do banco, encosto de cabeça, volante, uso do cinto de segurança e cadeirinha infantil. Mauro Gil reforçou a necessidade de cuidados com esses equipamentos para viagens de curta ou longa duração, sempre com conforto e segurança.
“Temos uma vida muito mais tensa, seja por problemas pessoais ou profissionais. É sabido que dois segundos de falta de atenção bastam para resultar em acidente. E se os ajustes necessários não foram feitos, pode ser ainda mais difícil evitar uma fatalidade no trânsito”, alertou o vice-presidente do ONSV.
Leia a matéria completa: https://start.youse.com.br/carro/como-fazer-ajustes-no-carro-para-garantir-conforto-e-seguranca

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.