O Observatório Nacional de Segurança Viária recebeu no último dia 9 de novembro uma comitiva da cidade fluminense de Nova Friburgo-RJ para conhecer ainda mais o trabalho que hoje a entidade realiza nacionalmente. Estiveram presentes em Indaiatuba-SP (cidade sede do Observatório), o superintendente da Autran (Autarquia de Trânsito) Cel. Hudson de Aguiar Miranda, o diretor-presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo) Zury Maurer e o coordenador do Pró-Vita (Programa Integrado de Redução da Violência no Trânsito), Ricardo Lengruber.
A visita técnica da comitiva começou na pista de treinamento onde os futuros condutores de motocicletas da cidade realizam as aulas. O presidente do Sindicato dos Instrutores dos CFCs (Centro de Formação de Condutores) de Indaiatuba, Alexandre Coutinho acompanhou o grupo e explicou como a pista foi desenhada e quais os benefícios para os futuros motociclistas aprenderem a pilotar num local onde há travessias elevadas, faixas de pedestres, lombadas, semáforos, rotatórias, entre outras situações que, corriqueiramente, nos deparamos no trânsito da maioria das cidades.
Para o superintende da Autran, a possibilidade de melhorar a formação do condutor, seja ele motociclista ou motorista, vai contribuir para a redução da das mortes e sequelas de pilotos e garupas na cidade, com certeza. “Essa experiência de Indaiatuba é muito interessante. Apesar da mudança ser recente, pode ser levada para todo o país, com certeza”, disse o Coronel Hudson, que já sinalizou que irá levar o mesmo projeto para apresentar ao Prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral.
O grupo passou quase o dia todo em reunião com o presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, que ao final do encontro enfatizou o diferencial da cidade serrana do Rio. “Nova Friburgo tem sim números que chamam a atenção no que diz respeito a segurança viária. Mas, entendo que tem também uma sociedade inquieta, uma sociedade que está atenta ao que acontece pelas ruas. E isso já é um grande ponto a favor de toda população. Com certeza, a cidade não terá outro resultado a não ser reduzir a violência no trânsito e mais que isso, vai instaurar uma cultura de segurança viária que ainda será exemplo para outros municípios do país”, finalizou Ramalho.
[gallery size="large" link="none" ids="779,780,781,782,783,784"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.