Visita técnica aprofunda e divulga conhecimentos na área de segurança viária

O Observatório Nacional de Segurança Viária recebeu no último dia 9 de novembro uma comitiva da cidade fluminense de Nova Friburgo-RJ para conhecer ainda mais o trabalho que hoje a entidade realiza nacionalmente. Estiveram presentes em Indaiatuba-SP (cidade sede do Observatório), o superintendente da Autran (Autarquia de Trânsito) Cel. Hudson de Aguiar Miranda, o diretor-presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo) Zury Maurer e o coordenador do Pró-Vita (Programa Integrado de Redução da Violência no Trânsito), Ricardo Lengruber.
A visita técnica da comitiva começou na pista de treinamento onde os futuros condutores de motocicletas da cidade realizam as aulas. O presidente do Sindicato dos Instrutores dos CFCs (Centro de Formação de Condutores) de Indaiatuba, Alexandre Coutinho acompanhou o grupo e explicou como a pista foi desenhada e quais os benefícios para os futuros motociclistas aprenderem a pilotar num local onde há travessias elevadas, faixas de pedestres, lombadas, semáforos, rotatórias, entre outras situações que, corriqueiramente, nos deparamos no trânsito da maioria das cidades.
Para o superintende da Autran, a possibilidade de melhorar a formação do condutor, seja ele motociclista ou motorista, vai contribuir para a redução da das mortes e sequelas de pilotos e garupas na cidade, com certeza. “Essa experiência de Indaiatuba é muito interessante. Apesar da mudança ser recente, pode ser levada para todo o país, com certeza”, disse o Coronel Hudson, que já sinalizou que irá levar o mesmo projeto para apresentar ao Prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral.
O grupo passou quase o dia todo em reunião com o presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, que ao final do encontro enfatizou o diferencial da cidade serrana do Rio. “Nova Friburgo tem sim números que chamam a atenção no que diz respeito a segurança viária. Mas, entendo que tem também uma sociedade inquieta, uma sociedade que está atenta ao que acontece pelas ruas. E isso já é um grande ponto a favor de toda população. Com certeza, a cidade não terá outro resultado a não ser reduzir a violência no trânsito e mais que isso, vai instaurar uma cultura de segurança viária que ainda será exemplo para outros municípios do país”, finalizou Ramalho.
[gallery size="large" link="none" ids="779,780,781,782,783,784"]

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.