Matérias

Você é a favor do aumento da penalidade em caso de embriaguez ao volante?

Escrito por Portal ONSV

10 JUL 2014 - 17H23

"Você

Acerca da discussão sobre a redução ou aumento da penalidade para quem dirige embriagado, o Observatório Nacional de Segurança Viária acredita que uma maior repressão aos crimes cometidos ao volante, os quais atualmente são objeto de absolvições que revoltam a sociedade, pois acabam sendo tratados como fatalidades quando na verdade são condutas tão criminosas quanto quaisquer outras, é o caminho mais adequado.

Atualmente, dois projetos sobre esse assunto estão em discussão na Câmara dos Deputados: oPL 5.568/2013 de autoria do Dr. Maurício Januzzi, conhecido como o Projeto de Lei do Movimento Não Foi Acidente e apresentado pela Deputada Federal Keiko Ota que, defende a tolerância zero e o PL 5.512/2013 da Deputada Federal Gorete Pereira, que defende que “dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a cinco decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência não é crime”.

Uma audiência pública, realizada na Câmara dos Deputados no último dia 27 de maio decidiu, entre outros assuntos, que o deputado Hugo Leal irá propor um substitutivo sobre os dois Projetos de Lei. Esse documento ainda está em elaboração.

Porém, vale ressaltar que qualquer política de maior repressão jamais terá efetividade se não vier acompanhada de uma política adequada de educação. “Educai as crianças hoje, para não ter que punir, os adultos de amanhã”, célebre pensamento do filósofo grego Pitágoras ainda nos parece a política mais acertada e mais atual.

Leia na íntegra o documento elaborado pelo Observatório sobre o tema.

Veja também o resultado da enquete realizada no último mês:

"saasdad"

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.