O Sindicamp (Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região), realizou hoje (14), a 2ª edição do Programa de Inovação e Gestão Empresarial que teve como tema “Mobilidade segura: a busca pelo índice zero de acidentes”. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, foi um dos painelistas do evento.
Promovido no auditório do sindicato, em Campinas, no interior de São Paulo, e com transmissão online pelo canal do Sindicamp no YouTube. Entre os participantes, estavam José Alberto Panzan, presidente do Sindicamp; como painelistas, Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO; Vinicius Ladeira, diretor adjunto do Sest Senat; Fernanda Sarreta, vice-presidente da IC Transportes; Alexandre Cacovichi, coordenador corporativo de Segurança Logística Nacional e Internacional da Klabin; Erik Cardassi, responsável pelo comercial da Ambipar Response Brasil; Victor Bordinhon Macedo, assessor de SSMA Logística da Raízen, além de representantes de empresas do setor de transporte e logística.
Durante a sua fala, o CEO do OBSERVATÓRIO, apresentou a entidade, suas diretrizes e ações em busca de um trânsito mais seguro para todos os modais. Também apresentou com exclusividade o teaser da campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano, que tem como tema “No trânsito, escolha a vida”, convidando a todos para aderirem à causa e desenvolverem ações de conscientização durante o mês de maio.
Conforme Paulo Guimarães destacou em sua fala, “O fator humano é a grande chave para a gente movimentar o país no sentido da segurança, no sentido da preservação da vida”, e pontuou os três grupos de ações em que o OBSERVATÓRIO desenvolve projetos com esse objetivo.
O processo de formação, que é onde se trabalha a educação para o trânsito no Ensino Fundamental, preparando as crianças para serem cidadãos melhores, aprender a compartilhar o espaço público, a respeitar regras, respeitar o próximo. Uma segunda fase educacional, chamada informação, em que se trabalha com a formação do condutor, e o Selo Mobilidade Segura está inserido com toda a questão técnica, do aprendizado para a condução. E por último, a fase de reformação, em que são trabalhadas as campanhas continuadas, por exemplo, o Movimento Maio Amarelo.
Assista ao evento completo: https://www.youtube.com/live/ONLkI6Dji2g?feature=share
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto