O uso obrigatório de cancelas para sinalização em linhas de trem voltou a ser tema de discussão após uma ocorrência de trânsito envolvendo um ônibus escolar e um trem causar vítimas fatais em Jandaia do Sul, no Paraná. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi consultado na última sexta-feira (10), para comentar o tema na matéria do Jornal da Band.
O veículo que transportava crianças da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em Jandaia do Sul, foi atingido transversalmente por uma locomotiva, ao cruzar uma linha férrea, causando a morte de três pessoas - duas adolescentes, estudantes da instituição e uma cozinheira, no dia 09 de março. O Jornal da Band ainda destacou que a instalação depende de cada cidade e não existe uma lei nacional.
Conforme reforçou o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil, “a cancela já foi muito usada e caiu em desuso e agora, em função de um acidente, volta a se discutir isso [...] mas a execução desse processo, vai depender de leis municipais, as Câmaras Municipais vão ter que estabelecer o formato desse trabalho, se quem paga é o município, ou se quem paga é a concessionária”, explicou.
A legislação federal prevê que é responsabilidade de operadora a instalação de equipamentos de segurança como faixas, placas, luzes e sons. No caso de Jandaia do Sul, a empresa Rumo Logística, que administra milhares de quilômetros de malha ferroviária no Brasil, já teve suas obrigações reforçadas pelo TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) em 2014, depois de outra ocorrência no mesmo cruzamento. No trecho de Jandaia do Sul, em que o ônibus e o trem se chocaram existem placas, mas faltam luzes e alerta sonoro, não há cancelas. O uso não é obrigatório porque nesse caso, cabe aos municípios decidirem.
Assista à matéria completa: https://www.band.uol.com.br/noticias/jornal-da-band/videos/obrigatoriedade-de-cancelas-e-discutida-17146437
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.