
OBRIGATORIEDADE DE CANCELAS PARA SINALIZAÇÃO NAS LINHAS DE TREM É DISCUTIDA
OBSERVATÓRIO comenta uso de cancelas pelos municípios no Jornal da Band
O uso obrigatório de cancelas para sinalização em linhas de trem voltou a ser tema de discussão após uma ocorrência de trânsito envolvendo um ônibus escolar e um trem causar vítimas fatais em Jandaia do Sul, no Paraná. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi consultado na última sexta-feira (10), para comentar o tema na matéria do Jornal da Band.
O veículo que transportava crianças da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em Jandaia do Sul, foi atingido transversalmente por uma locomotiva, ao cruzar uma linha férrea, causando a morte de três pessoas - duas adolescentes, estudantes da instituição e uma cozinheira, no dia 09 de março. O Jornal da Band ainda destacou que a instalação depende de cada cidade e não existe uma lei nacional.
Conforme reforçou o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Mauro Gil, “a cancela já foi muito usada e caiu em desuso e agora, em função de um acidente, volta a se discutir isso [...] mas a execução desse processo, vai depender de leis municipais, as Câmaras Municipais vão ter que estabelecer o formato desse trabalho, se quem paga é o município, ou se quem paga é a concessionária”, explicou.
A legislação federal prevê que é responsabilidade de operadora a instalação de equipamentos de segurança como faixas, placas, luzes e sons. No caso de Jandaia do Sul, a empresa Rumo Logística, que administra milhares de quilômetros de malha ferroviária no Brasil, já teve suas obrigações reforçadas pelo TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) em 2014, depois de outra ocorrência no mesmo cruzamento. No trecho de Jandaia do Sul, em que o ônibus e o trem se chocaram existem placas, mas faltam luzes e alerta sonoro, não há cancelas. O uso não é obrigatório porque nesse caso, cabe aos municípios decidirem.
Assista à matéria completa: https://www.band.uol.com.br/noticias/jornal-da-band/videos/obrigatoriedade-de-cancelas-e-discutida-17146437

OBSERVATÓRIO APRESENTA RELATÓRIO INFORMATIVO EDUCA 2022
Relatório informativo tem como finalidade apresentar as principais atividades e resultados do Educa nas escolas que implementaram o programa no ano de 2022.

RIO ÔNIBUS ABRE PROGRAMAÇÕES DO MOVIMENTO MAIO AMARELO NO RIO DE JANEIRO
Os materiais da campanha do Movimento Maio Amarelo 2023, foram apresentados no lançamento da campanha no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (15), na sede do Rio Ônibus.

REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS/SP REGISTRA AUMENTO DE MORTES NO TRÂNSITO
Região Metropolitana de Campinas/SP registra aumento de mortes no trânsito. Ocorrências fatais alcançaram o maior número de registros para o mês, desde 2017