O DF2, programa jornalístico da TV Globo Brasília, revelou na última segunda-feira (27), que de acordo com o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), de janeiro a outubro deste ano foram aplicadas 17.903 multas pela falta de uso da seta pelos condutores do Distrito Federal. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, falou à reportagem sobre a necessidade de conscientizar a população pelo uso correto do equipamento de sinalização.
Em sua fala, Adriana Modesto destacou que, “É importante que a gente tenha essa consciência coletiva, é um espaço compartilhado, constituído por vários usuários e para que a gente possa ter um deslocamento seguro, um trânsito seguro para todos, é importante que haja a efetivação dessa comunicação. Tenha essa consciência coletiva que a segurança viária é responsabilidade de todos.”
O Detran-DF ainda reforçou que mesmo sendo permitido fazer gestos com o braço para fora da janela, para indicar a direção do veículo, isso não isenta o motorista da obrigatoriedade de manter o sistema de sinalização do veículo em funcionamento. O ideal, segundo o Detran-DF, é utilizar o gesto como reforço à seta do veículo. E reforçou que o não uso da seta causa multa de R$ 195,00, e perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/df2/video/falta-de-seta-no-transito-17-mil-motoristas-foram-multados-este-ano-no-df-12148683.ghtml
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.