O DF2, programa jornalístico da TV Globo Brasília, revelou na última segunda-feira (27), que de acordo com o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), de janeiro a outubro deste ano foram aplicadas 17.903 multas pela falta de uso da seta pelos condutores do Distrito Federal. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, falou à reportagem sobre a necessidade de conscientizar a população pelo uso correto do equipamento de sinalização.
Em sua fala, Adriana Modesto destacou que, “É importante que a gente tenha essa consciência coletiva, é um espaço compartilhado, constituído por vários usuários e para que a gente possa ter um deslocamento seguro, um trânsito seguro para todos, é importante que haja a efetivação dessa comunicação. Tenha essa consciência coletiva que a segurança viária é responsabilidade de todos.”
O Detran-DF ainda reforçou que mesmo sendo permitido fazer gestos com o braço para fora da janela, para indicar a direção do veículo, isso não isenta o motorista da obrigatoriedade de manter o sistema de sinalização do veículo em funcionamento. O ideal, segundo o Detran-DF, é utilizar o gesto como reforço à seta do veículo. E reforçou que o não uso da seta causa multa de R$ 195,00, e perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/df2/video/falta-de-seta-no-transito-17-mil-motoristas-foram-multados-este-ano-no-df-12148683.ghtml
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.