Observadores Certificados

A PEDIDO DE MORADORES, PREFEITURA DE CAMPINAS/SP INSTALA MAIS RADARES NA CIDADE

Menos de 1% dos veículos que passaram pelos equipamentos em 2023 cometeram infração de trânsito. Observador Certificado fala sobre a eficiência do equipamento ao portal A Cidade On

Escrito por Portal ONSV

24 NOV 2023 - 16H58 (Atualizada em 04 DEZ 2023 - 11H41)

A manchete do portal “A Cidade On – Campinas” de ontem (23), destacou que, se opondo à ideia amplamente disseminada de que radares compõem a indústria da multa, os moradores de Campinas, no interior de São Paulo, registraram de janeiro a outubro deste ano mais pedidos de instalação de radares na cidade, quando comparado ao ano de 2022. O Observador Certificado Edson Caetano foi consultado pela reportagem para comentar a eficiência desse equipamento de fiscalização.

Conforme destacou a reportagem, o número de pedidos dos campineiros para que radares sejam instalados na cidade cresceu 75,4% do ano passado para este ano, segundo dados divulgados pela Prefeitura de Campinas nesta semana. Em 2022 foram 69 solicitações, enquanto que de janeiro a outubro deste ano já são 121.

Ainda de acordo com a Prefeitura, os pedidos estão crescendo desde 2021, quando foram feitas 21 solicitações. Campinas possui, atualmente, 144 pontos de fiscalização eletrônica em ruas e avenidas – 76 em semáforos (avanço do sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade); e 68 fixos (excesso de velocidade).

Para o instrutor do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Observador Certificado e auditor ISO 39001 de Segurança Viária, Edson Marcelo Caetano, os radares são eficientes para coibir as infrações no tráfego.

“A fiscalização por instrumento ou equipamentos hábeis (radares), em vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias, faz com que o comportamento dos condutores mude, conforme recebam as notificações de infração”, afirmou.

Para o especialista, entretanto, apenas a instalação de radares não é o mais adequado. “Lombadas educativas seriam uma boa opção, pois induziriam o trânsito a uma velocidade adequada em certos pontos da via, com intuito de informar o condutor de sua própria velocidade e assim sensibilizá-lo.”

Multas

No período de janeiro a setembro de 2023, os equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) registraram 392.885 penalidades e 654 milhões de passagens de veículos pelos pontos com radares em Campinas, o que representa uma média de 1.439 multas/dia e cerca de 2,4 milhões de passagens/dia nos nove meses. Esses números demonstram que cerca de 0,06% (menos de 1%) dos veículos que passaram pelos equipamentos no período cometeram infração de trânsito.

Leia a matéria completa: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/moradores-pedem-mais-radares-em-campinas-segundo-a-prefeitura/

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.