A manchete do portal “A Cidade On – Campinas” de ontem (23), destacou que, se opondo à ideia amplamente disseminada de que radares compõem a indústria da multa, os moradores de Campinas, no interior de São Paulo, registraram de janeiro a outubro deste ano mais pedidos de instalação de radares na cidade, quando comparado ao ano de 2022. O Observador Certificado Edson Caetano foi consultado pela reportagem para comentar a eficiência desse equipamento de fiscalização.
Conforme destacou a reportagem, o número de pedidos dos campineiros para que radares sejam instalados na cidade cresceu 75,4% do ano passado para este ano, segundo dados divulgados pela Prefeitura de Campinas nesta semana. Em 2022 foram 69 solicitações, enquanto que de janeiro a outubro deste ano já são 121.
Ainda de acordo com a Prefeitura, os pedidos estão crescendo desde 2021, quando foram feitas 21 solicitações. Campinas possui, atualmente, 144 pontos de fiscalização eletrônica em ruas e avenidas – 76 em semáforos (avanço do sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade); e 68 fixos (excesso de velocidade).
Para o instrutor do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Observador Certificado e auditor ISO 39001 de Segurança Viária, Edson Marcelo Caetano, os radares são eficientes para coibir as infrações no tráfego.
“A fiscalização por instrumento ou equipamentos hábeis (radares), em vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias, faz com que o comportamento dos condutores mude, conforme recebam as notificações de infração”, afirmou.
Para o especialista, entretanto, apenas a instalação de radares não é o mais adequado. “Lombadas educativas seriam uma boa opção, pois induziriam o trânsito a uma velocidade adequada em certos pontos da via, com intuito de informar o condutor de sua própria velocidade e assim sensibilizá-lo.”
Multas
No período de janeiro a setembro de 2023, os equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) registraram 392.885 penalidades e 654 milhões de passagens de veículos pelos pontos com radares em Campinas, o que representa uma média de 1.439 multas/dia e cerca de 2,4 milhões de passagens/dia nos nove meses. Esses números demonstram que cerca de 0,06% (menos de 1%) dos veículos que passaram pelos equipamentos no período cometeram infração de trânsito.
Leia a matéria completa: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/moradores-pedem-mais-radares-em-campinas-segundo-a-prefeitura/
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná
O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.
Iluminação pública contribui para o trânsito seguro
Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.
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