A manchete do portal “A Cidade On – Campinas” de ontem (23), destacou que, se opondo à ideia amplamente disseminada de que radares compõem a indústria da multa, os moradores de Campinas, no interior de São Paulo, registraram de janeiro a outubro deste ano mais pedidos de instalação de radares na cidade, quando comparado ao ano de 2022. O Observador Certificado Edson Caetano foi consultado pela reportagem para comentar a eficiência desse equipamento de fiscalização.
Conforme destacou a reportagem, o número de pedidos dos campineiros para que radares sejam instalados na cidade cresceu 75,4% do ano passado para este ano, segundo dados divulgados pela Prefeitura de Campinas nesta semana. Em 2022 foram 69 solicitações, enquanto que de janeiro a outubro deste ano já são 121.
Ainda de acordo com a Prefeitura, os pedidos estão crescendo desde 2021, quando foram feitas 21 solicitações. Campinas possui, atualmente, 144 pontos de fiscalização eletrônica em ruas e avenidas – 76 em semáforos (avanço do sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade); e 68 fixos (excesso de velocidade).
Para o instrutor do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Observador Certificado e auditor ISO 39001 de Segurança Viária, Edson Marcelo Caetano, os radares são eficientes para coibir as infrações no tráfego.
“A fiscalização por instrumento ou equipamentos hábeis (radares), em vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias, faz com que o comportamento dos condutores mude, conforme recebam as notificações de infração”, afirmou.
Para o especialista, entretanto, apenas a instalação de radares não é o mais adequado. “Lombadas educativas seriam uma boa opção, pois induziriam o trânsito a uma velocidade adequada em certos pontos da via, com intuito de informar o condutor de sua própria velocidade e assim sensibilizá-lo.”
Multas
No período de janeiro a setembro de 2023, os equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) registraram 392.885 penalidades e 654 milhões de passagens de veículos pelos pontos com radares em Campinas, o que representa uma média de 1.439 multas/dia e cerca de 2,4 milhões de passagens/dia nos nove meses. Esses números demonstram que cerca de 0,06% (menos de 1%) dos veículos que passaram pelos equipamentos no período cometeram infração de trânsito.
Leia a matéria completa: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/moradores-pedem-mais-radares-em-campinas-segundo-a-prefeitura/
Observatório e Uber levam conscientização às ruas de Santo André/SP
Visando promover mais segurança no trânsito para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, o OBSERVATÓRIO e a Uber, realizam amanhã no Rio de Janeiro, mais uma ação educativa. O anfitrião desse trabalho será a CET-Rio e outros parceiros locais, como o pessoal do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Lei Seca, Secretaria de Meio Ambiente, Detran-RJ e Observadores Certificados.
Panorama e perspectivas acerca das campanhas educativas de trânsito para 2025
A análise deste documento é de grande importância, pois permite obter um panorama e perspectivas sobre as campanhas educativas de trânsito que serão planejadas e abordadas em todo o território nacional durante este ano.
Observadora Certificada participa de ação educativa com a Carreta do Cinema da PRF
A ação contou com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira, que representou a SEMOB de Cabedelo e esteve presente durante os dias em que a carreta permaneceu na cidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.