Observadores Certificados

A RELAÇÃO DA OAB E O TRÂNSITO NO PARANÁ

Advogado e Observador Certificado fala sobre desafios em levar o conhecimento da legislação de trânsito à sociedade no podcast Detran-PR Educa

Escrito por Portal ONSV

14 NOV 2023 - 10H56

Ontem (13), foi ao ar o penúltimo episódio da 3ª Temporada do Detran/PR Educa (Departamento de Trânsito do Paraná), desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito e que teve como tema “A relação da OAB e o trânsito no Paraná”, contando com a participação do advogado, presidente da Comissão de Direito de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana da OAB/PR (Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná) e Observador Certificado Douglas Bienert.

Com a apresentação de Michael Bogo, Karine Corrêa e João Souza, o episódio contou com a participação do Observador Certificado Douglas Bienert. Durante o bate-papo com o pessoal da Escola Pública de Trânsito do Paraná, o Observador Certificado tratou de alguns assuntos do Direito de Trânsito, Educação de Trânsito, Violência no Trânsito, dentre outros tópicos ligados ao tema.

Em sua fala inicial, o advogado e Observador Certificado destacou os trabalhos atuais da Comissão de Direito de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana da OAB/PR e como busca aproximar os trabalhos da comissão junto à sociedade, entre uns dos exemplos, citou o Movimento Maio Amarelo, promovido em conjunto com o Detran-PR.

Douglas Bienert também destacou os desafios existentes quando se fala em levar o conhecimento da legislação ou do próprio CTB (Código Brasileiro de Trânsito) para toda a sociedade.

“A gente tem um sistema legislativo bem complexo e que sofre atualizações, enfim, alterações bem frequentes. A gente tem a nossa Constituição e tem mais de cem emendas, a gente pensa em resoluções do próprio Contran e já passamos de mil, então o Código de Trânsito já sofreu dezenas de alterações. Realmente, é complicado até certa maneira exigir da sociedade um conhecimento pleno de toda a legislação, porque isso a gente está falando só de trânsito, imagina se partir para a parte tributária que em tese, também deveria saber, a parte penal, a parte de responsabilidade civil, a parte de Direito da Família, enfim, é tão vasto o universo, digamos assim, que para um advogado atuante mesmo em uma área específica, mesmo assim para ele se manter atualizado, é um trabalho árduo. Porque se ele for levar em conta resoluções, por exemplo, a nível municipal, a nível estadual, a nível federal, legislação estadual, legislação federal, legislação municipal, é uma gama imensa”, explicou.

Assista ou ouça o podcast completo: 


Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.